08 de fevereiro, de 2020 | 08:02

Timóteo no Prêmio Funarte

Atriz timoteense abre inscrições para projeto de formação teatral

Estão abertas as inscrições para os interessados em participar da oficina de formação teatral para professores da Educação infantil e Ensino Fundamental I e II.

A oficina foi um dos 24 projetos de todo o país a serem contemplados pelo “Prêmio Funarte Descentrarte”, realizado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) e do Ministério da Cidadania.

As aulas serão em encontros quinzenais de seis horas/aula, durante quatro meses, sempre aos sábados. A aula inaugural será dia 14 de março. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected]. Mais informações pelo telefone (31) 99350-2345, com Camila Gomes.

Divulgação
Daniela Alves pretende ensinar as técnicas teatrais aos professoresDaniela Alves pretende ensinar as técnicas teatrais aos professores
A atriz timoteense Daniela Alves é a autora do projeto, que visa formar professores para que eles possam utilizar técnicas teatrais e recursos dramáticos em sala de aula.

Ao todo, 60 professores preferencialmente da rede pública vão estudar o teatro com foco no uso em sala de aula das técnicas teatrais - vozes diferenciadas, criação de personagem, improviso, jogos teatrais e dramáticos -, em especial na contação de histórias na escola.

O objetivo é que o professor use a sala como um palco, encantando alunos e trazendo beleza e ludicidade para os conteúdos programáticos. A oficina terá uma mostra final, aberta ao público, onde os professores vão poder experimentar o fazer teatral na prática.

Como atriz e contadora de histórias, Daniela Alves é chamada a ir a escolas com carência de atrações artísticas para os alunos, fato que pode ser amenizado caso os próprios educadores levem ações artísticas para a escola.

As atrações poderiam ser proporcionadas pelas professoras, que têm recursos, criatividade e experiência prática que, somados às técnicas teatrais que a oficina vai oferecer, irão proporcionar mais segurança para que apresentem histórias e pequenas cenas para os alunos, tornando as aulas mais lúdicas.

Para Daniela, os professores podem e devem se apropriar de instrumentos artísticos para que as aulas sejam mais divertidas e prazerosas. Além disso, conhecedores das técnicas teatrais, eles podem ser multiplicadores em suas escolas, auxiliando na montagem de pequenas apresentações, mostras e encontros culturais.

O ideal é que os professores conheçam o fazer teatral e usem as técnicas aprendidas para enriquecer a vida escolar. A proposta da apresentação final pretende que o professor tenha como base um processo de criação com começo, meio e fim.

SERVIÇO:
Oficina de Formação Teatral para Professores
Inscrições abertas no e-mail [email protected]
Informações: (31) 99350-2345, com Camila Gomes.
60 vagas
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário