Em 2019, SAMU realizou quase 11 mil atendimentos em Ipatinga

A frota do SAMU de Ipatinga conta com três ambulâncias de suporte básico e uma de suporte avançado

Divulgação


A frota do SAMU no município conta com três ambulâncias de suporte básico e uma de suporte avançado

A Secretaria de Saúde de Ipatinga recebeu esta semana mais uma ambulância do SAMU, encaminhada pelo Ministério da Saúde em atendimento a demandas do município. Com a chegada do veículo, a administração de Ipatinga informa que concluiu, em menos de dois anos, a renovação da frota empenhada em ocorrências do Serviço de Atendimento Médico de Urgência na cidade.

A frota do SAMU de Ipatinga conta com três ambulâncias de suporte básico e uma de suporte avançado. Em 2019, o serviço realizou 10.991 atendimentos com o envio de ambulância, outros 22.804 foram por telefone sem envio de ambulâncias. São situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica e psiquiátrica, entre outras.

O objetivo do SAMU 192, que funciona 24h por dia, é prestar o atendimento aos pacientes sendo estes de casos clínicos ou trauma que necessitam de uma intervenção rápida devido à urgência ou emergência, estes pacientes são atendidos e em caso de necessidade encaminhados as unidades de referência como hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), para atendimentos clínicos, cirúrgicos, obstétricos, entre outros, evitando sofrimento, sequelas ou mesmo a morte.

Trotes
Os problemas com trotes são enfrentados pelo SAMU desde a sua implantação no município. No entanto, o serviço registrou uma queda de 37,8% no número de ligações falsas em 2019 (2.488), em comparação com o ano de 2018 (4.000). A queda no número de trotes se deve especialmente ao trabalho de conscientização junto aos alunos da rede municipal de ensino com o projeto “SAMU nas Escolas”, avalia a Secretaria de Saúde.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO