Moradores temem desabamento de casas e reclamam de mau cheiro em riacho

Em entrevista ao Diário do Aço, o morador Saldemes Lino Neves informou que três casas ficaram prejudicadas com essa obra da Copasa, incluindo a dele

Wôlmer Ezequiel


Saldemes Lino explicou ao Diário do Aço o problema enfrentado pelos moradores

Com medo de perderem suas residências, moradores da avenida Londrina, no bairro Veneza II, em Ipatinga, procuraram o Diário do Aço para relatar um problema que enfrentam há cinco anos. Eles alegam que a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) alterou o curso de um riacho, localizado atrás de suas residências, e que deságua no ribeirão Ipanema. A partir disso, começou o problema dos moradores.

Em entrevista ao Diário do Aço, o morador Saldemes Lino Neves informou que três casas ficaram prejudicadas com essa obra da Copasa, incluindo a dele. “Parte do terreno, em que estão nossas casas, está cedendo por causa da água do riacho. Isso começou há uns cinco anos, quando a Copasa jogou pedras apenas de um lado do riacho e alterou o seu curso. Não sabemos direito o motivo de ter feito isso. O certo seria se ela fizesse a obra correta, protegendo também o lado do nosso terreno contra a água do riacho, o que não foi feito, por isso que está cedendo”, reclamou.

Devido a esse problema, alguns moradores nem conseguem dormir à noite, com medo da residência desabar com eles dentro, sendo que há crianças também.

“Na última chuva, boa parte do terreno cedeu. Estamos com muito medo de chover forte mais uma vez e as nossas casas desabarem, por causa do barranco que está caindo cada vez mais. E até hoje a Copasa não tomou uma providência para resolver esse problema e impedir que a água do riacho continue atingindo o nosso terreno”, afirmou Saldemes.

Mau cheiro

Além do curso do riacho ser alterado pela Copasa, Saldemes afirmou que o esgoto dos bairros Planalto e Parque das Águas é despejado nesse riacho, que se tornou um esgoto a céu aberto. “Por causa disso, fede muito aqui e atrai mosquitos ao local. É insuportável a nossa situação. A gente fica até com medo de pegar uma dengue, chikungunya ou zika vírus por causa do tanto de mosquito. A Copasa não pode deixar esse esgoto a céu aberto desse jeito, alguma coisa tem que ser feita”, pontuou.

Resposta

Por meio de nota, a Copasa informou ao Diário do Aço que a situação, alvo da reclamação dos moradores, é decorrente do lançamento indevido de esgoto de alguns imóveis na rede de drenagem pluvial, apesar da existência de redes coletoras no local. Em relação ao problema do curso do riacho alterado, a Copasa não respondeu.

”A Companhia realizou um levantamento e identificou os imóveis nessa condição, e irá orientar os moradores a fazer o uso adequado da rede pública de esgotamento sanitário, uma vez que, conforme legislação federal, a conexão correta à rede de esgoto é obrigatória. A Copasa esclarece que, para regularizar a situação, os donos dos imóveis deverão procurar a agência de atendimento localizada à rua Tiradentes, 96, no bairro Cidade Nobre, em Ipatinga, para solicitar a ligação de seus imóveis ao sistema de esgoto da empresa”, concluiu a nota.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

MAIS FOTOS

Comentários

Helena A.nogueira 06 de Fevereiro, 2020 | 23:17

E DEVERIAM MULTAR AQUELES QUE USAM O RIBEIRÃO PARA JOGAR LIXO ,PRINCIPALMENTE RESTOS DE MÓVEIS, GELADEIRAS ETC. A PREFEITURA PRECISA DE FAZER UMA CAMPANHA SÉRIA DE CONSCIENTIZAÇÃO E MULTAR.
DEVERIA SER LEI MUNICIPAL.
O POVO TEM QUE COLABORAR POIS O PREJUÍZO AFETA A TODOS.
Nina 05 de Fevereiro, 2020 | 16:32
Isso e uma vergonha, as pessoas pago um impostos caros ,a prefeitura porque até hoje ela não notificou a Copasa , estão esperando acontecer uma tragédia, Copasae poupe do seus argumentos mentirosos, faça serviço correto,para de blá blá jogando a culpa nos moradores.
Nina 05 de Fevereiro, 2020 | 16:04
Isso e uma vergonha, as pessoas pago um impostos caros ,a prefeitura porque até hoje ela não notificou a Copasa , estão esperando acontecer uma tragédia, Copasae poupe do seus argumentos mentirosos, faça serviço correto,para de blá blá jogando a culpa nos moradores.
Barrabas 05 de Fevereiro, 2020 | 14:52
Os que jogam esgoto na rede pluvial jamais vai procurar a copasa .a copasa que tem que ir ate eles .

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO