Expo Usipa 2024 02 - 728x90

04 de fevereiro, de 2020 | 15:35

Comarcas se organizam para Semana Justiça Pela Paz em Casa

Campanha ocorrerá nos meses de março, agosto e novembro em ação contra a violência doméstica e familiar

Divulgação TJMG
Debates, rodas de conversa e mostras culturais são estratégias para mudar o cenárioDebates, rodas de conversa e mostras culturais são estratégias para mudar o cenário

Todo ano, desde 2015, a campanha Justiça Pela Paz em Casa promove um esforço concentrado para agilizar o andamento dos processos relacionados a casos de violência doméstica e familiar e conscientizar a população a respeito do problema. São três edições ao longo do ano. Em 2020 as semanas da campanha serão realizadas de 9 a 13 de março, de 17 a 21 de agosto e de 23 a 27 de novembro.

Conforme a assessoria do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) a preparação já começou em várias comarcas, e magistrados e suas equipes trabalham na elaboração de pautas e ações sociais.

"Além de fomentar audiências e júris concentrados e a prolação de sentenças, a campanha oferece ações educativas e artísticas, como palestras, exibição comentada de filmes, peças de teatro e rodas de conversa. O programa também promove ações que objetivam dar visibilidade ao tema e sensibilizar a sociedade para a situação crítica da mulher brasileira", informa o tribunal.

No Judiciário estadual mineiro, a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv) assessora a Presidência quanto às políticas para combater a discriminação e a violência, além de apoiar e acompanhar medidas para transformar a realidade de agressões e violações de direitos.

A superintendente da Comsiv, desembargadora Alice Birchal, defende políticas coordenadas para o problemaA superintendente da Comsiv, desembargadora Alice Birchal, defende políticas coordenadas para o problema
Conscientização

Prevenção, combate e conscientização estão entre as frentes de atuação da Comsiv. "A campanha nacional Justiça Pela Paz em Casa é uma oportunidade de o Judiciário reafirmar e fortalecer seu compromisso e objetivo de desenvolver políticas, treinamentos e ações relacionados com o combate e a prevenção à violência doméstica e familiar contra as mulheres", afirma a superintendente da Comsiv, desembargadora Alice Birchal.

A superintendente explica que os eventos se concentram em datas significativas: em março, em razão do Dia Internacional da Mulher; em agosto, por ocasião do aniversário de sanção da Lei Maria da Penha; e em novembro, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 25 como o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher. Essas escolhas, conforme a magistrada, fomentam a prevalência do princípio da dignidade da pessoa humana.

"A mobilização, além de rememorar a luta das mulheres pela igualdade, conclama a sociedade para cada vez mais voltar o olhar para a proteção da mulher em estado de vulnerabilidade. O TJMG, através da Comsiv, participa de todas as edições da campanha, reafirmando o papel de assessoramento da Coordenadoria no que diz respeito ao desenvolvimento de políticas, treinamentos e ações relacionados com o combate e a prevenção à violência doméstica e familiar contra as mulheres", afirma.

Conforme a desembargadora, todas as comarcas mineiras apoiam e participam da campanha, tanto no âmbito judicial quanto nas ações que enfoquem a educação como a melhor forma de capacitar para prevenir, punir e erradicar a violência doméstica contra a mulher. "É, sem dúvida, o momento de promover, por meio da prevenção, a concretização dos princípios fundamentais da dignidade da pessoa humana e da cidadania das mulheres", diz. (Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom TJMG)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário