03 de fevereiro, de 2020 | 16:15

Número de Microempreendedores Individuais cresce em Ipatinga

Outras vantagens são a possibilidade de fazer compras mais baratas, emitir nota fiscal e os benefícios previdenciários

Divulgação
Segundo dados do portal do empreendedor, número de MEIs na cidade passou de 13.741 para 16.327 no último anoSegundo dados do portal do empreendedor, número de MEIs na cidade passou de 13.741 para 16.327 no último ano

A Sala Mineira do Empreendedor (SMEI), implantada no andar térreo da Prefeitura de Ipatinga para agilizar e simplificar as formações e inscrições de empresas na cidade, tem resultado em números positivos para a economia. No ano passado, o número de Microempreendedores Individuais (MEIs) registrados cresceu cerca de 18% em comparação com 2018, passando de 13.741 para 16.327, segundo dados do portal do empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br/estatísticas), divulgados pelo governo municipal.

Entre os MEIs inscritos na cidade, a área de maior concentração é a de Comércio Varejista de Artigos de Vestuário. Para Andréa Lage, coordenadora da Sala Mineira do Empreendedor, a representativa elevação dos números “resulta da necessidade de criação de novas fontes de renda, que reduz a informalidade e reflete de forma positiva na economia. O baixo custo da formalização é um dos principais incentivos para o aumento do número de MEIs”.

Ter uma empresa formal, com CNPJ, traz facilidades financeiras para o empresário como o acesso a empréstimos bancários com taxas menores que as praticadas para pessoas físicas. Outras vantagens são a possibilidade de fazer compras mais baratas, emitir nota fiscal e os benefícios previdenciários.

SMEI
A Sala foi inaugurada em junho de 2018 e é resultado de parceria firmada pelo município de Ipatinga com a Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Ela fica localizada no térreo da prefeitura, ao lado do posto de atendimento do Banco Itaú. A repartição faz parte da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdetur) e se constitui também em canal de geração de emprego e renda para a cidade.

Frentes de atuação
As ações geridas pela SMEI envolvem três frentes de atendimento. Uma delas é a da orientação e informação, que atua distribuindo material informativo sobre empreendedorismo, indica previamente sobre o processo de registro e licenciamento, e também sobre os procedimentos e legislação do registro mercantil. Outro eixo de ação é o de serviços, consultando viabilidade, emitindo documentos de certidões da Jucemg, formalizando e emitindo o Certificado da Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI), além da inscrição das empresas no Cadastro do Município e solicitação do Alvará de Localização e Funcionamento (empresas constituídas na Jucemg). A SMEI também executa uma frente que é voltada para as capacitações, que são realizadas no Espaço Qualifica.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário