A frase que mais ouvi nos últimos anos é: “isso - alguma fase da maternidade - VAI PASSAR e você sentirá saudade”. Toda as vezes que alguém me falava isso eu pensava: “será mesmo que vou sentir saudade disso? ” Então conversei com algumas mães mais experientes e cheguei à seguinte conclusão:
Vai chegar o dia em que o seu filho não vai querer mais amamentar (só você e Deus sabem o quanto essa tarefa é difícil). A troca de olhares, o aconchego, aquele bafinho de leite e toda sintonia que a amamentação traz VAI PASSAR e você vai sentir saudade.
Vai chegar o dia em que seu filho não vai querer mais dividir a cama com você. Aqueles pezinhos no seu rosto, as mãozinhas no seu peito e acordar com aqueles olhinhos brilhando e te admirando... Tudo isso VAI PASSAR e você vai sentir saudade.
Vai chegar o dia em que a música infantil que você não aguenta mais ouvir VAI PASSAR e você vai sentir saudade. O som do silêncio vai predominar nos cômodos da sua casa e não vai ter ninguém chamando “mamãe” para brincar.
Acredita que você também vai sentir saudade das noites sem dormir? Elas não são fáceis (não mesmo), mas você levantava com a certeza de que o seu filho estava ali, bem pertinho, precisando do seu carinho e cuidado. Você vai sentir saudade.
Você vai sentir saudade das birras, das paredes rabiscadas, dos brinquedos no chão e da casa bagunçada. Vai sentir saudade das brincadeiras, das risadas, dos abraços e beijos carinhosos.
Como dizem por aí, criamos os filhos para o mundo, né? Uma hora eles crescem e voam.
Por isso, curta cada momento, os bons e os ruins também. Vai chegar o dia em que vai sobrar tempo para você, mas também vai sobrar amor e você sentirá saudade, porque tudo isso vai ter passado.
* Jornalista, mãe. Acompanhe no insta
instagram.com/layanejornalista