30 de janeiro, de 2020 | 14:40

Governo de Fabriciano pede isenção da conta de água e taxa de esgoto para vítimas da chuva

O governo municipal informa ainda que aguarda a decisão judicial sobre a suspensão da cobrança da taxa de esgoto para os demais munícipes

Divulgação
Executivo reivindica a suspensão da conta por um período de 90 dias, retroativo a janeiroExecutivo reivindica a suspensão da conta por um período de 90 dias, retroativo a janeiro

O governo de Coronel Fabriciano entrou com um pedido de isenção da cobrança da conta de água e taxa de esgoto da Copasa para famílias atingidas pela chuva que atingiu a cidade na última semana. O ofício foi encaminhado pelo prefeito Marcos Vinicius ao presidente da concessionária, Carlos Eduardo Tavares de Castro. No documento, com data do dia 28 de janeiro, o chefe do Executivo reivindica a suspensão da conta por um período de 90 dias, retroativo a janeiro.
O documento foi entregue pelo secretário de Governança Política, Everton Campos, à gestora de Relações Institucionais da Copasa, Joice Solano, em Belo Horizonte.

Estragos

No município, 420 pessoas foram desalojadas. Deste total, 147 já voltaram para suas moradias. Três pessoas foram desabrigadas e houve registro de um óbito. Os dados são do Comitê de Crise atualizados na quinta-feira (30). Entre os dias 23 e 26 de janeiro, choveu 239 milímetros – 61% do volume esperado para janeiro em Fabriciano, estimado em 390 milímetros. Já o rio Piracicaba atingiu 9,5 metros – acima dos 6,20 metros que ocorre o transbordamento – e represou o Ribeirão Caladão, gerando estragos e alagamentos em diversos bairros da cidade.

Taxa de esgoto

O governo municipal informa ainda que aguarda a decisão judicial sobre a suspensão da cobrança da taxa de esgoto para os demais munícipes. A ação civil pública contra a Copasa foi ajuizada no dia 7 de janeiro de 2019 junto a Vara da Fazenda Pública da Comarca. Neste processo, o Executivo exige que a Copasa cumpra a legislação municipal e as cláusulas contratuais (Lei 3.139/2003), e realize o tratamento efetivo de 100% do esgoto e da água do município, para então justificar a cobrança da taxa de esgoto.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário