29 de janeiro, de 2020 | 14:40

Primeira eleitora de Ipatinga recebe homenagem na Estação Memória

Hoje aposentada e representando uma numerosa família, a pioneira foi homenageada na manhã desta quarta-feira (29)

Divulgação
Alexandrina de Araújo Silva, de 89 anos, foi uma das homenageadas pelo projeto ''Reconhecer''Alexandrina de Araújo Silva, de 89 anos, foi uma das homenageadas pelo projeto ''Reconhecer''

O primeiro título de eleitor da cidade de Ipatinga pertence à Alexandrina de Araújo Silva. Conhecida como Dona Lôra, e hoje com 89 anos de idade, ela é então a precursora no exercício da cidadania do voto no município, emancipado em 29 de abril de 1964. Hoje aposentada e representando uma numerosa família, a pioneira foi homenageada na manhã desta quarta-feira (29), entre vários outros nomes de expressão da história local, na primeira edição de 2020 do evento “Pausa para uma Prosa”, do projeto “Reconhecer”.

A cerimônia foi realizada na Estação Memória Zeza Souto, no Centro, e dá sequência ao projeto de Educação Patrimonial, Bens Tombados e Inventariados intitulado “Conexão Patrimônio”, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel) de Ipatinga.

Atualmente moradora do bairro Iguaçu, e mãe de oito filhos, Alexandrina de Araújo conta que chegou a Ipatinga em 1948, quando o lugar ainda era um distrito de Coronel Fabriciano, com infraestrutura bastante precária. Seu primeiro domicílio foi no Centro, próximo ao antigo cinema.

“Além de ser a primeira eleitora da nossa cidade, também fui a primeira professora e ministra da eucaristia”, recorda. “Retornar à Estação Memória, onde por muitos anos lecionei, é uma honra, ainda mais na condição de homenageada. Agradeço à administração municipal pela sensibilidade de lembrar com carinho dos primeiros moradores de Ipatinga”.

Presente na solenidade, o prefeito Nardyello Rocha destacou a importância das homenagens. “Poder resgatar a história desses valorosos personagens nada mais é que trazer à nossa memória a identidade do próprio município”, enfatizou.

Reconhecimento
Também foram homenageados Aloés Horst, Albertino Tibil, Aníbal Estevão, Cláudio Antônio Salvador, Darci Monteiro de Souza, Lelio Costa, Francismar Vasconcelos Silva, Ismael Pereira Lima, João de Oliveira, José Nicolau da Costa, Manoela Suely Martins, Odete Monteiro Moreira, Raimundo Serrinha Pereira Chaves, Rita de Alvarenga Drumond e Sérgio Roberto de Oliveira.

“Para mim é muito gratificante receber esse reconhecimento da comunidade e do poder público, pelo período que contribuí na construção dessa belíssima cidade. Cheguei em 1961 e trabalhei mais de 40 anos na Usiminas. Tenho satisfação em ter ajudado a construir um destacado clube de lazer e esportivo, a Associação Atlética Aciaria”, lembrou o pioneiro Aníbal Estevão.

Ainda dentro do projeto “Pausa para uma Prosa” e dando sequência a mais uma edição do “Reconhecer”, os próximos certificados serão entregues no dia 20 de fevereiro.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Julia

29 de janeiro, 2020 | 14:49

“Dona Lora, tem um coração que não existe! Que Deus a de muita saúde.”

Envie seu Comentário