28 de janeiro, de 2020 | 19:59

Bodas de prata em cena

Grupo Farroupilha celebra 25 anos com peça documental sobre sua trajetória

Com o espetáculo TeatroFarroupilha.doc, a companhia de teatro ipatinguense de mesmo nome celebra 25 anos de atividades nesta quarta-feira (29), às 20h30, no teatro do Centro Cultural Usiminas, um tempo simbólico celebrado por uns como Jubileu e por outros como Bodas de Prata.

A peça, no gênero documentário, tem dramaturgia assinado pelo ator Sinésio Bina e lança um olhar para a história do grupo, além de gerar uma reflexão sobre o mundo ao redor. A ideia existe desde 2017 como projeto, “montar um espetáculo de teatro documentário, tendo como mote os 25 anos do Grupo Farroupilha”, recorda o ator Didi Peres, que integra o elenco.

Rodrigo Zeferino/ACS GTF
Espetáculo faz reflexões sobre o cenário caótico em que vivemosEspetáculo faz reflexões sobre o cenário caótico em que vivemos
“O Grupo Farroupilha estreia uma nova montagem numa retrospectiva do tempo consagrado à arte de representar e à celebração da máxima que diz que “resistir é preciso”. Valeu a pena dizer sim à arte, vale a pena dizer sim todos os dias aos palcos, ao nosso respeitável público”, diz o ator.

“Tivemos parceiros maravilhosos nesta empreitada, todos imbuídos da mesma ideia, criar um trabalho que faça uma leitura muito particular de um grupo de artistas com 25 anos de atividades que, partindo do foco da própria história, de resistência, se propõe a falar do mundo, do Brasil, de Minas e de Ipatinga, nosso pouso de água limpa”, sublinha Didi Peres.

Marcos Marinho, diretor de TeatroFarroupilha.doc, conta que o espetáculo é um trabalho aberto, colaborativo, que valoriza o processo de construção de cada detalhe de uma peça que pode se manter sempre em construção mesmo após a estreia.

Para Sinésio Bina, o espetáculo é uma festa que se alimenta de si mesma, da história, da memória. “TeatroFarroupilha.doc surge das relações entre espaços, tempos e pessoas, costuradas pelas memórias registradas em materiais concretos, palpáveis, ou salvas na lembrança, nas memórias que o tempo se encarregou de esculpir nos nossos corpos.

A atriz Claudiane Dias observa que a montagem é o olhar de dentro da vivência de grupo, fragmentado e repleto de percepções pessoais. “Foram muitos anos de convivência com tanta gente que o pouco que aparecerá na peça celebrará os 25 anos do Farroupilha, sabendo que o caminho percorrido é muito maior do que o encenado”, poetiza.

Rodrigo Zeferino/ACS GTF
Pedaços da história do grupo teatral são mostrados e lembradosPedaços da história do grupo teatral são mostrados e lembrados
O Teatro Farroupilha comemora 25 anos de arte e resistência, como um grupo de teatro que usa recursos de outras linguagens artísticas para provocar a reflexão e contribuir na formação e fortalecimento do setor cultural.

O grupo tem cerca de 30 espetáculos o portfólio, além de performances e intervenções, lançou um CD com a trilha sonora original da peça Estórias de bichos e a revista Clown para todos.

Também realiza um trabalho pedagógico com oficinas e cursos livres de teatro e circo e tem circulado por várias cidades de Minas Gerais e outros estados. Seus espetáculos receberam diversos prêmios em festivais nacionais e estaduais.

O Farroupilha participa do Movimento Cultural da Vale do Aço e desenvolve um trabalho baseado na cooperação entre seus membros, valorizando os processos coletivos de criação, sempre levando em conta as inquietações e desejos individuais.

SERVIÇO:
TeatroFarroupilha.doc.
Quinta-feira (29) - 20h30
Teatro do Centro Cultural Usiminas.
Entrada franca.
O Grupo de Teatro Farroupilha tem patrocínio da Usiminas (Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais) e apoio do Instituto Usiminas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário