Expo Usipa 2024 02 - 728x90

29 de janeiro, de 2020 | 09:00

Turno da Usiminas voltará à mesa de discussão

Negociação sobre jornada deve ter início nos próximos dias

Wôlmer Ezequiel
Sindicalista afirma que trabalhador quer folga maior do que a existente Sindicalista afirma que trabalhador quer folga maior do que a existente

O acordo que rege o horário de trabalho dos empregados da Usiminas vence no dia 31 de março deste ano. Com isso, empresa e Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Ipatinga e Região (Sindipa) voltarão a debater o tema, no início do mês de fevereiro. Uma tabela com possíveis novos esquemas de turno está circulando nas áreas da siderúrgica, mas ainda de forma extraoficial e que possibilitariam maior período de folga para os trabalhadores. A assessoria de Comunicação da Usiminas informou que, por ainda não haver tratativas a respeito, irá se manifestar posteriormente.

O presidente do Sindipa, Geraldo Magela, explica que os trabalhadores reivindicam uma folga maior, mas as negociações ainda não tiveram início. “Temos uma reunião no dia 11, ocasião em que provavelmente será introduzido o assunto. O acordo de turno vai até 31 de março. A tabela atual não agrada a maior parte dos trabalhadores, pois tem uma jornada de seis dias de 7h às 15h, e quando estão acostumando com o horário, troca para três 15h às 23h e em seguida três turnos de zero hora, que é o período de 23h às 7h. É cansativo e a folga é muito pequena, não chega a dois dias inteiros”, avalia.

Conforme o sindicalista, a outra tabela que a empresa concorda em rodar tem uma folga pequena, sendo dois turnos de 7h às 15h, dois 15h às 23h, dois 23h às 7h e folga de 48 horas. “Outro regime é o de seis dias em cada horário: seis de 7h às 15h, seis de 15h às 23h e seis de 23h às 7h. Aí é possível ter duas folgas pequenas, e uma melhor, mas é muito cansativo e o trabalhador não concorda em trabalhar jornadas assim, principalmente no caso do zero hora (23h às 7h). O que os trabalhadores querem é a possibilidade de uma folga maior, para descansar e ter mais tempo com a família”, avalia o presidente.

A tabela extraoficial que está sendo divulgada entre os empregados é a chamada mista: em que se trabalha oito horas e 12 horas. Tem um dia de 7h às 15h, um dia de 7h às 19h, outro de 15h às 23h e outro de 19h às 7h. Mas esse cronograma ainda não foi discutido com a empresa. “A maioria topa trabalhar nesse horário, justamente para aumentar a folga. É isso que vamos discutir a partir do mês que vem. Mas ainda não tem nada certo”, concluiu Geraldo Magela.

O turno atual segue os horários de: seis dias de 7h às 15h, com folga de um dia; três dias de 15h às 23h; três dias de 23h às 7h; três dias de folga; três dias de 15h às 23h; três dias de 23h às 7h e folga de dois dias, sequencialmente.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Edivaldo Santana

29 de janeiro, 2020 | 15:03

“Trabalhei anos em turnos, todas as tabelas e muito desgastante para o corpo humano unidade Usiminas Cubatão São Paulo”

Envie seu Comentário