28 de janeiro, de 2020 | 14:35

Angiologista alerta sobre problemas circulatórios no verão

O médico angiologista, cirurgião vascular e endovascular da Unimed Vale do Aço, Luiz Ronaldo Godinho, esclareceu o que ocorre em nosso sistema venoso em dias com temperaturas elevadas

Divulgação
Luiz Ronaldo Godinho aponta cuidados para evitar o inchaço em tempos de calorLuiz Ronaldo Godinho aponta cuidados para evitar o inchaço em tempos de calor

Em dias quentes, é comum sentir as pernas mais pesadas e cansadas. Isso ocorre porque as altas temperaturas influenciam diretamente na circulação e levam à sobrecarga dos membros inferiores. Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ), as altas temperaturas elevam, entre 20% e 30%, o risco de doenças vasculares. Por essa razão, sentir pés e pernas inchados durante o verão pode ser um sinal de alerta.

O médico angiologista, cirurgião vascular e endovascular da Unimed Vale do Aço, Luiz Ronaldo Godinho, esclareceu o que ocorre em nosso sistema venoso em dias com temperaturas elevadas. “No período mais quente do ano, em que a sensação térmica chega aos 38°, ocorre a vasodilatação, ou seja, esses vasos ficam com a parede mais relaxada. Em consequência há saída de líquido, que acaba indo para outro espaço, levando ao edema, que é o inchaço. Somado a isso vem a sensação de dor, cansaço, o peso vespertino. Esses sintomas são mais recorrentes em pessoas com quadros de varizes, ou aqueles que trabalham em posições repetidas, seja muito sentado ou em pé”, explicou o médico.

O cooperado da Unimed Vale do Aço destacou que problemas vasculares vão além do cuidado estético e merecem a atenção. “É muito importante que haja a prevenção. A hidratação é fundamental, com a ingestão de água e evitando o cigarro, o consumo de bebidas alcoólicas e de alimentos com muito sal. As pessoas que ficam muito em pé ou sentadas devem usar meias elásticas. Já aquelas com quadros de varizes devem fazer o tratamento, não apenas pela estética, mas porque elas podem potencializar os sintomas”, acrescentou o angiologista.

Ainda de acordo com o especialista, o peso corporal pode influenciar no aparecimento de problemas circulatórios. “O sobrepeso prejudica nossas veias, levando, em alguns casos, ao descontrole arterial. Portanto, é fundamental cuidarmos do nosso corpo, do nosso sistema circulatório, da nossa saúde”, concluiu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário