27 de janeiro, de 2020 | 17:58

Copasa opera com 98% da produção, afirma superintendente


O superintendente regional da Copasa, Albino Campos, destacou na tarde dessa segunda-feira (27) que já voltou à normalidade o abastecimento de água em Ipatinga e outras áreas que enfrentaram escassez no fim de semana.

Conforme Albino, desde sábado (25) pela manhã o nível do rio Piracicaba foi elevado e a companhia foi obrigada a desligar alguns poços da bateria que abastece toda a cidade de Ipatinga, parte das cidades de Coronel Fabriciano, Timóteo e de Santana do Paraíso, chegando ao período da noite com 51% da produção normal.

“Isso em razão da elevação do rio a praticamente três metros acima do nível da calha de inundação. Desde então, temos participado das forças-tarefas dos quatro municípios do Vale do Aço e levando notas à imprensa para deixar a população ciente do que estava acontecendo. As pessoas economizaram e isso foi fator determinante para que não tivesse um desequilíbrio no sistema de abastecimento. No sábado, conseguimos uma parceria com a Usiminas para abastecimento dos bairros Bom Retiro, Imbaúbas, Bela Vista, das Águas e isso trouxe uma facilidade, melhorando o equilíbrio”, disse.

O superintendente frisa que um trabalho tem sido realizado diuturnamente na estação de tratamento de água e na região de produção do bairro Amaro Lanari. “Nessa madrugada conseguimos montar e equipar dois novos poços profundos, aumentando a vazão de produção significativamente. Hoje, com a redução do nível do Piracicaba, retomamos a produção de parte da bateria dos poços, com a previsão de mais alguns poços sendo reativados. Estamos com 98% da produção. A partir de amanhã (terça-feira) certamente 100% da produção, uma vez que o próprio Instituto Mineiro de Gestão das Águas informou que o nível do Piracicaba irá diminuir ao longo dos próximos dias”, ponderou.

Já publicado:
Abastecimento de água está comprometido em mais de 70 cidades

Albino Campos chama a atenção para a previsão de chuva torrencial e com volumes expressivos. “Vamos a todo momento levar as informações à população, para que todos estejam informados da situação, mas hoje o sistema está equilibrado. Tivemos na noite passada três adutoras que romperam, trazendo alguns impactos pontuais. Uma na rua calcedônia (Iguaçu), outras no bairro Ideal, mas todos esses serviços foram realizados na madrugada deste domingo e todo o sistema está funcionando plenamente”, afirmou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Rozalia Cristina Rodrigues Costa

27 de janeiro, 2020 | 18:26

“E por que o cidade nova continua sem água?”

Envie seu Comentário