27 de janeiro, de 2020 | 09:15

Três granadas-foguete atingem embaixada dos EUA no Iraque

Ataque não causou vítimas, segundo serviços de segurança

Três das cinco granadas-foguete lançadas hoje em Bagdá caíram na embaixada estadunidense, atingindo uma cantina durante a hora de jantar, mas sem causar vítimas, disse fonte dos serviços de segurança.

A agência noticiosa francesa AFP adianta que é a primeira vez que os disparos de mísseis atingem diretamente a embaixada dos Estados Unidos, localizada na "Zona Verde" de Bagdá, que tem sido alvo de tentativas de ataque nos últimos meses.

A Embaixada dos EUA não respondeu às questões colocadas, mas as forças de segurança iraquianas disseram que não houve vítimas.

É a segunda vez em uma semana que a missão diplomática estadunidense é alvo de tentativas de ataque.

Em 20 de janeiro, três foguetes caíram perto da embaixada. Uma fonte americana disse que um deles caiu perto da residência do assistente do embaixador.

O disparo do foguete de hoje ocorreu mais cedo do que o habitual. Jornalistas ouviram uma detonação na margem oeste do Tigre às 19:30 (17:30 de Lisboa).

O primeiro-ministro iraquiano, Adel Abdel Mahdi, e o chefe do parlamento, Mohammed al-Halboussi, condenaram o ataque.

Abdel Mahdi denunciou "uma agressão que poderia transformar o Iraque numa zona de guerra".

No final de dezembro, um empreiteiro estadunidense foi morto em um ataque com foguetes disparados contra uma base no norte do Iraque que abrigava soldados dos EUA.

Em retaliação, Washington realizou ataques aéreos em 29 de dezembro contra várias bases das brigadas do Hezbollah, um grupo armado xiita iraquiano de Hachd al-Chaabi, coligação de paramilitares dominados por facções pró-Irã e integrados nas forças regulares.

Pelo menos 25 combatentes das brigadas do Hezbollah foram mortos nos ataques e em 31 de dezembro milhares dos seus apoiantes atacaram a embaixada estadunidense.

(RTP – Emissora Pública de Televisão de Portugal)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Cidadão

27 de janeiro, 2020 | 15:02

“O Irã está implorando por sua própria destruição.”

Envie seu Comentário