26 de janeiro, de 2020 | 22:10

Pavimentação da MG-760 pode retornar em março

As obras vão contemplar, ao todo, 57 quilômetros de extensão da estrada, que liga o Vale do Aço à Zona da Mata mineira

Tiago Araújo
A pavimentação da MG-760 é esperada há mais de 30 anos pelos moradores do Vale do Aço e da Zona da Mata mineiraA pavimentação da MG-760 é esperada há mais de 30 anos pelos moradores do Vale do Aço e da Zona da Mata mineira

Há um ano e dois meses com as obras de pavimentação paralisadas, a rodovia MG-760, que liga os municípios de Marliéria e São José do Goiabal, finalmente poderá voltar a receber os serviços de pavimentação a partir de março desse ano. A informação foi confirmada ao Diário do Aço pelo deputado estadual Celinho do Sinttrocel (PCdoB), no dia da reinauguração da ponte velha, que liga os municípios de Coronel Fabriciano e Timóteo, na última segunda-feira (20).

Desde a assinatura da ordem de serviço, em julho de 2017, até o momento, apenas sete quilômetros da MG-760 foram asfaltados, que abrangem de Cava Grande a Santo Antônio da Mata, em Marliéria. As obras vão contemplar, ao todo, 57 quilômetros de extensão da estrada, que liga o Vale do Aço à Zona da Mata mineira.

Retorno das obras

Conforme o deputado estadual, o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Marco Aurélio de Barcelos Silva, o informou sobre o retorno das obras na MG-760 em março deste ano. “Nós tivemos várias tratativas com o Governo de Minas Gerais ao longo desses meses. Sabemos que o estado passa por dificuldades financeiras, mas no fim de 2019 o secretário Marco Aurélio nos deu uma boa notícia. Provavelmente, em março, retoma o serviço na MG-760, por meio de um recurso que eles recuperaram do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), uma linha de crédito de R$ 20 milhões. Com isso, será possível fazer mais uma etapa da MG-760. Além disso, ainda continuamos com discussões com a Renova para que possa aplicar mais recursos nessa obra, de modo que a MG-760 seja entregue à população pavimentada”, salientou.

Expectativa

Procurado pelo Diário do Aço, o diretor da Tamasa (empresa responsável pelas obras), Marcos Miguel Reis Tavares, também afirmou que há a expectativa de que as obras de pavimentação na MG-760 voltem em março. “Essa é a perspectiva do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER-MG). A notícia que temos é essa. E a partir da obra reativada, voltamos com o canteiro de obras no local de trabalho. No entanto, dependemos da definição do DEER”, ressaltou.

DEER

A reportagem do Diário do Aço questionou o DEER acerca da possibilidade do retorno das obras na MG-760 em março deste ano, porém, o departamento apenas informou que “o trecho da LMG-760 é prioritário para o Governo do Estado e está aguardando a disponibilidade orçamentária/financeira”.

Desmontagem do canteiro

No dia 30 de março de 2019, a empresa responsável pela pavimentação da MG-760, Tamasa Engenharia Ltda., deu início à desmontagem do seu canteiro de obras. Muitos equipamentos, entre eles, uma usina de asfalto, foram retirados do local de trabalho.

R$ 124 milhões

No dia 3 de maio de 2019, o diretor do DEER-MG, Fabrício Torres Sampaio, informou à imprensa que será necessário R$ 124 milhões para concluir todas as obras da MG-760 e que foi discutida a possibilidade de fazer o serviço por etapas.

Histórico da MG-760

A pavimentação na MG-760 foi iniciada no dia 3 de setembro de 2013, e paralisada no dia 1º de dezembro de 2014, por causa de uma ação movida por ambientalistas na Justiça, em que questionaram pontos do licenciamento ambiental e exigiam o atendimento de condicionantes ambientais para proteger o Parque Estadual do Rio Doce, uma vez que a estrada corta um trecho da zona de amortecimento da reserva de Mata Atlântica.

Depois de quatro anos para ajustes às adequações ambientais, os primeiros quilômetros foram asfaltados em 2017. A pavimentação foi iniciada nas proximidades do canteiro de obras da empresa Tamasa (vencedora da licitação) a 600 metros do distrito de Cava Grande, em Marliéria. A obra, de 57 quilômetros de extensão, tem orçamento de R$ 110.930.599,83, conforme uma placa afixada em Cava Grande, custeada com recursos estaduais. A pavimentação desse trecho, que margeia uma parte do Parque Estadual do Rio Doce, é esperada há mais de 30 anos pelos moradores do Vale do Aço e da Zona da Mata mineira. (Tiago Araújo - Repórter)
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Comentários

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Jose Drumond Souza

14 de julho, 2020 | 15:36

“Que falta de respeito para com o cidadão; agora vem a época eleitoral e aparecem mil um promessas, que não passam de promessas.”

Joaquim Roberto

28 de janeiro, 2020 | 17:24

“Esta obra está igual construção de pobre, a cada 10 anos faz um pedacinho.”

Ze de Minas

27 de janeiro, 2020 | 10:40

“Esta reportagem é pra quem acredita em papai noel,mas, o papai Estado e Federal existem,ano eleitoral e novamente a mesma lorota de sempre,mas há sempre uma sobra pra campanha e por isso........ E o eleitor otário acredita.”

Joao Carlos

27 de janeiro, 2020 | 09:47

“Impressionante!!! Não sei nem porque clickei nesta matéria! Todo mundo sabe que está rodovia está pavimentada desde 1993!! Quanto engano!!! Vou tomar meu gadernal!”

Zoio de Zoiar

27 de janeiro, 2020 | 09:42

“Eu duvido que essa obra fique pronta nos próximos 50 anos, eu duvido. Essa MG-760, nada mais é que um curral eleitoral desses políticos parasitas do nosso Vale do Aço.”

Angelo Dominato Neto

26 de janeiro, 2020 | 23:59

“Está bem claro no texto. Recuperaram 20 milhões junto ao BNDES e serão necessários 124 milhões para conclusão das obras.
Sugerido fazer por etapas.
Este ano tem eleição. Faz mais uma etapa. Os canditados farão suas campanhas eleitorais iludindo mais uma vez os eleitores. Passadas as eleições, as máquinas param novamente.
Daqui a 2 anos, novas eleições e mais uma etapa... E assim a cada 2 anos, uma etapa. Os custos só aumentando.
Façam as contas... para reformar uma ponte foram gastos quase 10 milhões e demorou 08 anos!
Quantos veradores, prefeitos, deputados estaduais e federais buscaram votos através desta obra... Quem viver, verá!”

Carlos

26 de janeiro, 2020 | 16:36

“Sou morador de Cava Grande e acredito que as obras vão recomeçar, pois a tamasa tem feitos contatos com alguns ex funcionarios de bom nome, pwrguntando se estão parados, ou seja, tudo leva a crer que empregos surgirão.”

Barrabas

26 de janeiro, 2020 | 10:46

“Ano de eleicao sempre surge este papo furado desta obra que nunca fica pronta.”

Luiz Santos Destro

26 de janeiro, 2020 | 10:22

“Eu já tinha até esquecido dessa merda de obra, voltou tudo de novo, só pode ser pra fazer raiva na gente, porque eu não acredito em mais nada desse asfalto.”

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