24 de janeiro, de 2020 | 15:30

Profissional do futuro: é hora da preparação para a transformação do trabalho

Richard Vasconcelos *

“A agilidade mental e a adaptabilidade a novos cenários serão habilidades essenciais para o profissional do futuro”

A evolução tecnológica tem mudado não só a forma de comunicação e consumo, mas também impacta diretamente no futuro das profissões. Cada vez mais, o mercado vai exigir habilidades exclusivamente humanas, como a capacidade de relacionamento interpessoal, empatia e inteligência emocional.

Com a aceleração no ritmo da transformação digital nos locais de trabalho, os próximos anos trarão grandes desafios, tanto para quem está iniciando a sua vida profissional quanto para quem já é ativo no mercado de trabalho. Em consequência disso, cada vez mais os profissionais serão empurrados para diferentes tipos de empregos e equipes, e para sobreviver em um ambiente em constante mutação, deter apenas o conhecimento técnico ou especializado não será o suficiente.

Enquanto as crianças de hoje precisarão ir muito além da universidade na busca por qualificação se quiserem ganhar o seu espaço ao sol no mundo corporativo daqui alguns anos, visto que há um delay cada vez maior entre o ensino universitário e o mercado, os profissionais que se desenvolveram antes da era 4.0 e pretendem se adaptar à nova realidade precisarão desenvolver uma capacidade chave para sobreviver às constantes e rápidas mudanças: saber aprender, desaprender e reaprender.

Sim, a agilidade mental e a adaptabilidade a novos cenários serão habilidades essenciais para o profissional do futuro. E quando digo futuro, não me refiro ao momento em que carros voadores dominarão os céus das cidades no melhor estilo “Os Jetsons”. Futuro, quando falamos em tecnologia e as mudanças que ela traz, é sinônimo de agora.

As consequências dessa transformação - a que chamamos de transformação digital mas pode ser melhor definida como transformação de pessoas - vai depender da capacidade de adaptação, aprendizagem e relacionamento interpessoal do indivíduo. É certo que o desemprego vai surgir, e vem forte, sobretudo nas atividades operacionais repetitivas e automáticas, que não demandam um alto grau de qualificação para serem executadas. Estas, certamente, passarão (e já estão) sendo desempenhadas por robôs que, com a programação correta, conseguem ser mais rápidos, precisos e eficientes do que a mão de obra humana.

Em contraponto, novas funções irão surgir. A pesquisa conduzida pelo Institute for the Future em estudo realizado pela Dell Technologies prevê que, graças aos avanços tecnológicos, cerca de 85% das profissões de 2030 ainda não foram inventadas. Isso traz um leque de oportunidades oferecidas àqueles que souberem analisar as informações e situações de forma crítica, imaginando diferentes caminhos para resolver os problemas; inovar e assumir riscos; ser criativo; saber gerir o tempo; ter consciência sobre os seus pontos fortes e fracos e, acima de tudo, conseguir estabelecer e manter relações com facilidade.

A cada dia se torna mais importante criar um relacionamento humano pautado na empatia e confiança, algo que o mundo tecnológico afasta mas que nunca deixará de ser essencial para o nosso desenvolvimento. Essas habilidades, tampouco poderão ser desempenhadas por robôs, não importa o quanto desenvolvida estiver a tecnologia.

O problema é que características como pensamento crítico, inteligência emocional, capacidade de negociação, bom relacionamento interpessoal, dentre outros essenciais para desempenhar os trabalhos que surgirão não são aprendidos do dia para a noite. Por isso é importante começar, desde já, a criar o hábito de se atualizar na mesma velocidade em que as coisas mudam. Acompanhar a dinâmica do mundo por meio de noticiários, cursos de reciclagem, leitura, treinamentos e afins deve ser regra para todos. Por mais assustador que possa parecer, visto a dificuldade de acompanhar tantas novidades e mudanças, isso será de grande importância para o nosso crescimento profissional e pessoal e, mais importante, para a nossa sobrevivência em um mundo em infinita transformação. Que tal começar a se preparar desde já?

* CEO da LEO Learning Brasil, uma das principais empresas de educação corporativa digital, mestre em Tecnologias Educacionais pela University of Oxford
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário