24 de janeiro, de 2020 | 08:16

Sexta-feira tem tempo nublado e chuva fina no Vale do Aço

Meteorologista afirma que chuva de 200mm é fake news e ninguém precisa deixar de ir ao trabalho ou de sair de casa

Alex Ferreira
Imagem às 8h14 no Parque Ipanema, Ipatinga. Somente chuvisco. Imagem às 8h14 no Parque Ipanema, Ipatinga. Somente chuvisco.

Ipatinga tem na manhã dessa sexta-feira, tempo nublado com chuva fina em vários pontos. Nada parecido com a tempestade anunciada nos dias anteriores. Há necessidade de atenção nas áreas de risco, mas não será o "fim do mundo", alerta meteorologista.

Agora pela manhã, o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, entretanto, mantém o alerta meteorológico para a possibilidade de chuva concentrada em grande intensidade em várias regiões de Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Para o Vale do Aço hoje, segundo do CPTEC, há 90% de probabilidade de chuva, pela manhã, à tarde e à noite. A temperatura terá elevação em relação a quinta-feira e a máxima deverá atingir 32 graus.

Nos últimos três dias o governo divulgou um alerta meteorológico com a possibilidade de chuva acumulada em até 150mm, o que gera riscos de inundação e deslizamentos. A tempestade, entretanto, alerta o meteorologista Ruibran dos Reis, pode não ocorrer da forma como as pessoas pensam.

"Há um centro de baixa pressão no oceano Atlântico, no litoral Sudeste (Rio, Espirito Santo e São Paulo). A marinha deu o nome ao fenômeno de Curumim, que significa menino, em tupi-guarani. A baixa pressão converge umidade da Amazônia sentido ao litoral.

Com isso houve a previsão de chuva intensa. Mas isso não quer dizer que o volume grande de chuva, vá ocorrer ao mesmo tempo. Pode ser distribuído ao longo dia. Nesse aspecto, o perigo maior é para quem mora em áreas de risco, onde podem ocorrer deslizamentos, por causa do solo encharcado pela chuva dos dias anteriores", detalhou.

Para Ruibran dos Reis, a chuva anunciada de até 200mm, que tem sido alardeada nas mídias sociais não passa de fake news e a meteorologia não confirma isso. "As pessoas que moram em áreas de rico precisam ter atenção com os barrancos, com as encostas. As áreas de alagamento no trânsito devem ser evitadas a todo custo, mas as pessoas não precisam deixar de sair de casa nem deixar de ir ao trabalho por conta de toda essa divulgação, que não procede, da forma como está sendo feita", concluiu.

Alertas divulgados:
Governo faz alerta para possibilidade de tempestade até sábado
Vale do Aço está em alerta para previsão de grande volume de chuva

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário