23 de janeiro, de 2020 | 14:35

UPA de Timóteo será inaugurada na noite desta sexta-feira

A unidade localizada no bairro Primavera tem capacidade de atender 200 pessoas por dia

Divulgação
A unidade ocupa uma área de 1.380 metros quadrados no bairro PrimaveraA unidade ocupa uma área de 1.380 metros quadrados no bairro Primavera

A inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Geraldo dos Reis Ribeiro, no bairro Primavera, em Timóteo, marca o encerramento de uma história que começou há nove anos, quando a unidade foi habilitada pelo Ministério da Saúde. Até a conclusão total do prédio, realização de chamamento público de Organização Social de Saúde (OSS) para fazer a gestão compartilhada da UPA e o início das operações foi um longo percurso, aponta o governo municipal. A unidade será inaugurada às 19h desta sexta-feira (24).

A homologação para a construção da unidade pelo Ministério da Saúde foi em 2011 e a primeira ordem de serviço para início da construção foi assinada em março de 2014, com um custo estimado em R$ 2,6 milhões. Em fevereiro de 2018, uma nova ordem de serviço foi assinada, após mais de dois anos e seis meses de obra paralisada.

Ao tomar posse e conhecer o estágio da UPA, a atual gestão destaca que deparou com 62% do seu cronograma executado. Em pouco mais de um ano e meio, o governo municipal concluiu a obra, realizou licitações para a aquisição de equipamentos hospitalares e promoveu um chamamento público que definiu a Organização Social de Saúde que fará a gestão compartilhada da unidade. O valor total da obra é de R$ 3,7 milhões.

A UPA de Timóteo é do Tipo 2, nível 5, funcionará 24 horas por dia, sete dias da semana, com seis médicos, sendo três profissionais (dois clínicos e um pediatra) no período diurno, e outros três (também dois clínicos e um pediatra) no período noturno. A gestão está sob a responsabilidade do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus. A unidade ocupa uma área de 1.380 metros quadrados no bairro Primavera, com capacidade de atendimento para 200 pessoas/dia.

Geraldo dos Reis Ribeiro
A UPA de Timóteo leva o nome do ex-prefeito Geraldo dos Reis Ribeiro. Natural de Rio Piracicaba, Geraldo Ribeiro teve uma vida dedicada à militância política e social no Vale do Aço e, especialmente, em Timóteo.

Foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Timóteo e Coronel Fabriciano (Metasita), sendo o responsável por intermediar a insatisfação dos operários da Usiminas contra as condições de trabalho e da segurança rígida da empresa que culminou com o Massacre de Ipatinga, em 7 de outubro de 1963.

Geraldo Ribeiro foi prefeito de Timóteo entre os anos de 1976 e 1982; e deputado estadual entre 1983 e 1987. Enquanto prefeito, ele finalizou e inaugurou o Posto de Saúde da Praça 29 de abril (antiga Fundação de Assistência Social de Timóteo – FAST). Geraldo dos Reis Ribeiro faleceu em 2 de maio de 2018, aos 82 anos.

Centro de Saúde João Otávio
Com a inauguração da UPA, o Executivo timoteense informa que o Centro de Saúde João Otávio, que funciona no bairro Olaria, será fechado para reforma, com exceção do laboratório de análises clínicas, que vai continuar atendendo as unidades municipais de saúde.

No caso dos servidores que atuam no Centro João Otávio, os que estão irregulares, ou seja, sem concurso ou processo seletivo, serão desligados, conforme recomendação do Ministério Público. Os demais servidores e médicos serão realocados em outras unidades de saúde, aponta o governo.

Linhas de ônibus
Os horários da Autotrans, linha 141.1 Bela Vista - Terminal de Integração, serão alterados diariamente nos dois sentidos, e passarão pela avenida Monsenhor Rafael, em frente à UPA 24h Geraldo dos Reis Ribeiros. A alteração ocorre a partir de domingo (26).

Nesta sexta-feira (24), o trânsito na avenida Monsenhor Rafael, que dá acesso à UPA, estará liberado somente para veículos pequenos e para moradores dos bairros John Kennedy e Parque recanto.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Justiceiro

24 de janeiro, 2020 | 11:52

“O Palhaço faz jus ao apelido, é claro que a engenharia já previu as chuvas futuras e preparou o terreno para suportá-las e assim não danificar a obra e deixá-la inoperante. Pessoas pessimistas são sempre assim: torcem para as coisas darem errada e depois reclamar do prefeito.”

Igor Ferreira

24 de janeiro, 2020 | 07:31

“Parabéns ao prefeito Douglas, em pouco tempo de mandato conseguiu executar e terminar obras importantes na cidade, aliás, obras estas que estavam abandonadas há anos no município. Com relação à UPA do Primavera, importante dizer que o ex-prefeito médico nada fez, nem mesmo foi capaz de colocar um vigilante para evitar furtos na unidade. O povo timotense merece esta conquista, que a UPA seja sinônimo de bom atendimento e eficiência, é isso que esperamos. No fim venceu a seriedade e a esperança de dias melhores, que os demagogos de plantão, ex-prefeito e canditato médicos, bem ainda um certo vereador demagogo, reflitam sobre suas atitudes inconsequentes frente aos timotenses, que deixem de vez a ganância pelo poder a qualquer custo, onde tal fato somente prejudica os mais pobres sem acesso à saude.”

Palhaço

23 de janeiro, 2020 | 14:54

“Com as chuvas esperadas para Minas Gerais, se nao darem um jeito neste barranco ai atras, nao dura nem 1 dia a UPA”

Envie seu Comentário