23 de janeiro, de 2020 | 10:16

Redução do número de vereadores em Ipatinga não avança

Proposta pretendia cortar quatro das 19 cadeiras existentes atualmente

Bruna Lage
Plenário deve ter todas as cadeiras ocupadas na próxima legislatura, a exemplo da atualPlenário deve ter todas as cadeiras ocupadas na próxima legislatura, a exemplo da atual

Mesmo com a proposição de emenda à lei orgânica do município que previa a redução de 19 para 15 vereadores, em Ipatinga, os eleitores deverão escolher o mesmo número de parlamentares na eleição que ocorre em outubro. Até o momento, o texto, que foi aprovado de forma unânime em primeira votação em março do ano passado, não voltou ao plenário. À época, o assunto surgiu como forma de economia dos recursos públicos, uma vez que cargos comissionados lotados nos gabinetes também seriam reduzidos, mas a discussão não evoluiu.

Conforme o artigo 22 da Lei orgânica de Ipatinga, cada legislatura tem a duração de quatro anos e o número de vereadores é de 19. O texto faz alusão à Constituição Federal, onde está estipulado o número de vereadores pelo número de habitantes dos municípios. A estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) em 2019 é de que Ipatinga tenha 263.410 mil pessoas.  

Nos locais entre 120 mil até 160 mil habitantes, a previsão é de 19 vereadores, como ocorre em Ipatinga. Já nas cidades com mais de 160 mil e de até 300 mil habitantes, poderão ser eleitos 21 representantes, o que não foi adotado no Legislativo ipatinguense até o momento.

Com a redução de parlamentares, cairia também a despesa, como foi alegado à época. Menos vereadores equivaleria também a menos assessores. O montante economizado chegaria a R$ 2,5 milhões ao ano, conforme estimativa da presidência da Casa. Apesar da discussão, uma reviravolta interna fez com que a proposição não avançasse. Até o presente momento, Ipatinga permanece com 19 edis e assim deve seguir para as urnas no mês de outubro. Caso a proposta tivesse sido aprovada, 2021 já seria de novos números, com 15 cadeiras ocupadas, quatro a menos do que hoje.

A medida havia sido defendida na Casa pela Mesa Diretora e contava com a assinatura de sete vereadores. A proposta teria sido fruto de um trabalho conjunto da Câmara de Ipatinga com a 7ª Promotoria do Ministério Público, representada pelo promotor Fábio Finnoti, observando o equilíbrio entre receitas e despesas no município.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Marco

24 de janeiro, 2020 | 12:36

“Salário mínimo prá eles. Mais médicos, menos vereadores. Eles roubam disfarçadamente.”

Josué Rodrigues do Nascimento

24 de janeiro, 2020 | 08:39

“Praque tanto vereador aqui em.ipatinga. se não fazem.nada. será que eles.nao ver não encheram. Em cima dos meios fio ta virando floresta. . Antes que n ti há tantos vereadores roubando. Os antigos vereadores nem na rua saíam. Mas não deixavam os Matos virarem florestas. Não avia empreiteiras. Contrataram mais mão de obras e.a cidade era mais limpas. Agora só pensam em.limpar parque Ipanema e BR perto do shop. O resto da cidade dane se. A verdade nua e crua.”

Arthur

23 de janeiro, 2020 | 17:36

“Ninguém quer perder a teta...”

Manuel

23 de janeiro, 2020 | 17:02

“Este projeto não é de interesse dos vereadores, porque tira deles a chance real de reelegerem, a chance cai consideravelmente, esta é a questão o porque deles serem contra, vereador deveria ser para quem gostasse de verdade de ajudar e legislar, com amor ao próximo, e que se dispusesse a ganhar um salário mínimo.”

Natal

23 de janeiro, 2020 | 16:59

“....o povo é que tem de reagir.... por isso é que tem tanta falcatrua e desvio de dinheiro . Não querem largar mamata.... não só em ipatinga como em outras cidades...
É muita roubalheira.... em ipatinga devia ter no máximo 10 vereadores....”

Barrabas

23 de janeiro, 2020 | 11:11

“Eles nao querem perder o dinheiro facil e uma proposta que a populacao mais quer e bom saber quais estes veriadores que e contra e banir da politica.”

Envie seu Comentário