22 de janeiro, de 2020 | 18:10

Órgão do governo afirma que Minas Gerais não tem caso de Coronavírus

Ministério da Saúde informou que caso notificado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais não se enquadra nos critérios para definir casos suspeitos

Com atualização às 01h40
O Ministério da Saúde informou que não há detecção de nenhum caso suspeito do coronavírus no Brasil. O órgão federal não considera a notificação em Minas como caso da pneumonia indeterminada relacionada à China.

Mais cedo a Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que investigava a suspeita do primeiro caso de Coronavírus no Brasil, mas o caso foi descartado pelo órgão federal.

A paciente é uma uma mulher brasileira de 35 anos que esteve recentemente na cidade chinesa de Shangai e chegou a Belo Horizonte no dia 18 de janeiro com sintomas respiratórios considerados pela SES-MG compatíveis com aqueles associados ao coronavírus.

"O caso é tratado como suspeito e não como uma confirmação", divulgou a secretaria. A paciente foi levada ao Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte, e as medidas assistenciais para redução de risco foram tomadas. Segundo a secretaria, a paciente está clinicamente estável.

A paciente relatou à equipe de Vigilância em Saúde da secretaria que não esteve na região de Wuhan, na China, onde foram registrados casos de transmissão ativa da doença. O caso segue sendo investigado e os exames para confirmar ou descartar a possibilidade de se tratar do coronavírus estão em andamento.

Apesar da investigação feita pela secretaria em Minas Gerais, o ministério da Saúde disse, em nota, que o caso “não se enquadra na definição de caso suspeito”. Ao fazer essa afirmação, a pasta considera o fato da paciente não ter estado em Wuhan.

“De acordo com a definição atual da Organização Mundial de Saúde (OMS), só há transmissão ativa do vírus na província de Wuhan”. O ministério também esclareceu que está monitorando a situação e outras medidas cabíveis serão tomadas assim que a OMS definir a situação de emergência.

Os sinais e sintomas clínicos do coronavírus, também chamado de pneumonia indeterminada, são, principalmente, febre, dor, dificuldade em respirar em alguns pacientes e infiltrado pulmonar bilateral. (Marcelo Brandão – Repórter da Agência Brasil)

Já publicado

China confirma 9 mortes por novo coronavírus e alerta para mutação
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário