22 de janeiro, de 2020 | 17:45

Doses da vacina pentavalente estão abaixo da demanda

As unidades básicas de saúde com salas de vacina são: Sede, Primavera, João XXIII, Timotinho, Ana Moura, Cachoeira do Vale, Alegre, Limoeiro e Macuco

Fernando Frazão/Agência Brasil
Por mês, são aplicadas 250 doses do imunobiológico em TimóteoPor mês, são aplicadas 250 doses do imunobiológico em Timóteo

A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo recebeu uma remessa da vacina pentavalente na semana que passou, mas a quantidade enviada foi insuficiente para atender à demanda. Ao todo, foram disponibilizadas 300 doses pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, número abaixo do necessário para atender à demanda reprimida. Distribuída pelo Ministério da Saúde, a vacina estava em falta desde novembro do ano passado. Por mês, informa a secretaria municipal, a média de vacinas aplicadas é de 250 doses.

Para não deixar as crianças desprotegidas durante o desabastecimento, o setor de Vigilância Epidemiológica substituiu, atendendo determinação do Estado, a pentavalente pela aplicação da vacina DTP (Tríplice bacteriana – Difteria, Tétano e Coqueluche) mais a de hepatite B.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, as doses foram distribuídas para todas as unidades de saúde que contam com salas de vacinação. A previsão é de que a disponibilização da vacina seja normalizada até o fim de fevereiro. A estimativa de aplicação da vacina é de cerca três mil doses por ano, abrangendo um público de 980 crianças menores de um ano.

As unidades básicas de saúde com salas de vacina são: Sede, Primavera, João XXIII, Timotinho, Ana Moura, Cachoeira do Vale, Alegre, Limoeiro e Macuco.

Imunização

A vacina pentavalente protege as crianças contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite causada pela bactéria Haemophilus influenzae. A vacina é aplicada em três doses nas crianças de 2, 4 e 6 meses de vida.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário