22 de janeiro, de 2020 | 12:30

Arte por toda parte em Tiradentes

Vai começar a maior e mais importante Mostra de Cinema realizada no Brasil

A partir desta sexta-feira (24) e até o dia 1º de fevereiro, a histórica cidade mineira de Tiradentes vai se transformar em palco da cultura, com a 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes.

Além da exibição de filmes, o cenário cinematográfico da cidade mineira vai receber diversas atrações artísticas, incluindo exposições, Cortejo das Artes, teatro de rua, performances, lançamento de livros, rodas de conversa, shows e outras atrações artísticas.

Desenvolvida em parceria cultural com o Sesc Minas, a curadoria artística está alinhada com a temática “A imaginação como potência”, proposta para esta edição da Mostra de Cinema.

Leo Lara/Divulgação/ACS Universo Produção
O Cortejo da Arte leva o povo e dezenas de grupos às ruas da histórica cidadeO Cortejo da Arte leva o povo e dezenas de grupos às ruas da histórica cidade
Para a gerente de cultura do Sesc, Janaina Cunha, “a parceria gera um ambiente de construção coletiva de oportunidades, conhecimento, reflexão, integração social e exercício pleno da cidadania, que desagua em geração de renda, desenvolvimento social e humano, propulsão da cadeia produtiva e criativa da cultura”.

Raquel Hallak (Universo Produção), coordenadora geral da Mostra, ressalta que "reunir diversas manifestações da arte em diálogo com o cinema amplia o espaço de valorização e promoção da cultura e cria possibilidades de entretenimento, lazer e educação para o público de todas as idades e classes sociais, um espaço democrático para conhecer e vivenciar a arte”.

Os artistas, grupos e bandas vão se apresentar no Sesc Cine Lounge e no Largo das Fôrras, praça principal da cidade. A programação completa – que é oferecida gratuitamente ao público - está disponível para consulta em www.mostratiradentes.com.br.

Rodas de Conversa
A série Encontro de Cinema | Roda de Conversa, outra marca da Mostra de Cinema de Tiradentes, vai movimentar o público no Sesc Cine-Lounge. A abertura será domingo (26), às 21h30, com o Encontro de Cinema - Como Representar Corpos Femininos No Curta-Metragem Brasileiro, participação das atrizes Babi (filme Babi & Elvis) e Jessica Müller (filme Santa). O bate-papo terá mediação da curadora Tatiana Carvalho Costa.

Exposições
Durante a Mostra de Cinema de Tiradentes, o público poderá conferir três exposições temáticas. A Mostra Homenagem, montada em painéis no Cine-Tenda, apresentará a trajetória dos atores Antônio e Camila Pitanga, homenageados desta edição.

Guto Muniz/Divulgação/ACS Universo Produção
Grupo Galpão levará a Tiradentes o espetáculo De Tempo Somos - Um SarauGrupo Galpão levará a Tiradentes o espetáculo De Tempo Somos - Um Sarau
A Mostra Cinema Brasileiro Contemporâneo é uma instalação em painéis fotográficos no hall do auditório do Centro Cultural Sesiminas Yves Alves, que visa interagir, informar e apresentar a programação de longas e respectivas mostras temáticas, colocando em evidência os homenageados.

E a Mostra Valores, na praça principal da cidade, terá como protagonista a Sociedade Corpo de Bombeiros Voluntários de Tiradentes, visando somar esforços e sensibilizar o público para ser um colaborador da instituição, que depende de doações para funcionar e faz um trabalho pioneiro e essencial para o patrimônio de Tiradentes e de Minas Gerais.

Mostra Tiradentes
É o maior evento no país, dedicado ao cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão. Reúne todas as manifestações da arte numa programação cultural abrangente que exibe mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais, em mais de 40 sessões de cinema.

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2020
Participe da Campanha #EufaçoaMostra
Na web: www.universoproducao.com.br. No Twitter: @universoprod.
No Facebook: universoproducao / mostratiradentes. No Instagram: @universoproducao Informações pelo telefone (31) 3282-2366.

SERVIÇO:
23ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES
24 de janeiro a 1º de fevereiro de 2020
Parceria Cultural: Sesc em Minas
Idealização e realização: Universo Produção

LOCAIS DE REALIZAÇÃO DO EVENTO:
Centro Cultural Sesiminas Yves Alves
Largo das Fôrras
Sesc Cine Lounge
Largo da Rodoviária
Escola Estadual Basílio da Gama
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário