21 de janeiro, de 2020 | 16:25

Falta de material suspende temporariamente testes de leishmaniose em Ipatinga

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Mara Fernanda Andrade, informou que o município coleta, em média, cerca de 500 testes por mês

Divulgação
Município não tem a quantidade de kits necessários para a realização do exame Município não tem a quantidade de kits necessários para a realização do exame

Os testes rápidos para detectar a leishmaniose visceral em cães estão temporariamente suspensos em Ipatinga, por falta de material proveniente da esfera federal. O desabastecimento ocorre porque o Ministério da Saúde não está enviando a quantidade de kits necessários para a realização do exame na cidade, informa o Executivo municipal.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Mara Fernanda Andrade, informou que o município coleta, em média, cerca de 500 testes por mês. “A previsão é que o material para os testes chegue à Secretaria de Estado da Saúde entre quarta ou quinta-feira da próxima semana. Então, acreditamos que até o início de março o serviço já esteja disponível”, disse.

Casos na cidade
Em 2019, o Centro de Controle de Zoonoses realizou 5.930 testes rápidos para detectar a leishmaniose visceral em cães. Deste total, 1.599 deram positivo para a doença. Em humanos, foram notificados, no ano passado, 31 casos de leishmaniose tegumentar americana e 58 de leishmaniose visceral. “A transmissão de LV em Ipatinga iniciou em 2011, com número crescente de casos. A Secretaria de Saúde considera o município endêmico para a doença, já que nos últimos cinco anos 19 pessoas morreram em decorrência da leishmaniose visceral”, explicou Mara Fernanda.

Como prevenir
A prevenção da Leishmaniose Visceral ocorre por meio do combate ao mosquito transmissor. É possível mantê-lo longe, especialmente com o apoio da população, no que diz respeito à higiene ambiental.

Essa limpeza deve ser feita por meio de: higienização periódica dos quintais - retirada da matéria orgânica em decomposição; destino adequado do lixo orgânico, a fim de impedir o desenvolvimento das larvas dos mosquitos; e limpeza dos abrigos de animais domésticos, além da manutenção de animais domésticos distantes do domicílio, especialmente durante a noite.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário