Em 2019, jovens da região foram contemplados com projetos do Sebrae-MG

Divulgação


Um dos projetos foi o Jovens Protagonistas do Futuro, realizado em Ipatinga

Ao longo do ano de 2019, a Regional Rio Doce e Vale do Aço do Sebrae Minas realizou diversos projetos e ações, pautados na capacitação e na promoção do desenvolvimento socioeconômico dos municípios, no avanço das micro e pequenas empresas, no incentivo ao turismo, dentre outras atividades.

A Educação Empreendedora também ganhou destaque dentro da programação da regional em 2019. Durante todo o ano, a microrregião de Ipatinga realizou ações por meio do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) do Sebrae. A iniciativa tem o objetivo de ampliar, promover e disseminar o tema nas instituições de ensino, com o propósito de consolidar a cultura empreendedora na educação. Cerca de 2.700 alunos das cidades de Belo Oriente, Coronel Fabriciano, Ipatinga e Marliéria foram contemplados com as ações do projeto. Cento e sessenta professores foram capacitados e dezenove escolas foram integradas às atividades, informa o Sebrae.

Uma das principais ações foi a formação da primeira turma do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ), em Belo Oriente. Cerca de 80 alunos concluíram o curso Técnico em Administração, com ênfase em gestão de negócio. O projeto foi fruto de uma parceria entre o Sebrae Minas, a Escola do Sebrae de Formação Gerencial (EFG), o Instituto Cenibra, a Prefeitura de Belo Oriente e a União Brasileira de Educação Católica (UBEC).

Para a analista do Sebrae, Nayara Aguilar, “para elevarmos o nosso patamar da educação e da inovação, precisamos de jovens empreendedores protagonistas e com competências múltiplas, que sejam criativos, colaborativos e que tenham pensamento crítico e resiliência”, destaca.

Ainda segundo a analista, outras seis capacitações voltadas para a Educação Empreendedora foram realizadas durante o ano. São elas: Oficina de Educação Empreendedora - Feira do Jovem Empreendedor, Curso Crescendo e Empreendendo, Disciplina de Empreendedorismo e Inovação, Curso sobre Estratégias Educacionais Vivenciais e Oficina de Educação Financeira.

Jovens Protagonistas do Futuro

Outro destaque da microrregião em 2019 foi o evento Jovens Protagonistas do Futuro. A ação, realizada no mês de novembro, foi desenvolvida em parceria com a Prefeitura Municipal de Ipatinga e reuniu 132 educadores e 4.140 alunos, matriculados em 29 escolas da rede de ensino municipal de Ipatinga.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO