17 de janeiro, de 2020 | 11:29

Pacientes do SUS com sintoma de AVC serão encaminhados diretamente ao HMC

Pacientes com suspeita clínica de Acidente Vascular Cerebral (AVC) que forem atendidos pela rede pública de saúde de Ipatinga serão encaminhados diretamente ao Hospital Márcio Cunha.

É que recentemente a unidade hospitalar obteve credenciamento para o atendimento da trombólise. O tratamento consiste em um procedimento que utiliza medicação para dissolver um coágulo. Quando feito em tempo hábil, é capaz de resolver o quadro sem deixar sequelas. As informações são da Secretaria de Saúde de Ipatinga.

“Ressaltando o atendimento é um grande ganho assistencial à população de Ipatinga, já que o AVC é uma das principais causas de internação hospitalar, levando a grande número de sequelas motoras quando não identificados os sinais e sintomas precocemente e tratado em tempo hábil”, alerta a secretaria.

Atendimento

O encaminhamento para o HMC é feito da seguinte forma: Pré-hospitalar - quando o paciente é atendido pelo SAMU em via pública ou residência ou ainda quando recebeu assistência na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Nos dois casos, o paciente que apresenta suspeita clínica de AVC será levado diretamente para o Márcio Cunha.

“Os pacientes com sinais clínicos de AVC poderão agora ser levados também por familiares diretamente ao HMC, onde serão avaliados e classificados de acordo com os protocolos existentes”, salienta a secretária de Saúde de Ipatinga, Érica Dias.

Os sinais e sintomas de AVC são: início súbito de fraqueza ou dormência em um lado do corpo; confusão mental; dificuldade para falar ou entender; dificuldade para enxergar com um ou ambos os olhos; dificuldade para andar; tontura ou falta de coordenação motora; cefaleia intensa e súbita sem causa aparente.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Enoque

18 de janeiro, 2020 | 17:26

“O procedimento de trombolise e feito em paciente com IAM, devido ao trombo que emtope as veias do coração.
Ja o AVC e o rompimento da artéria/ veia no cérebro; hemorrágico.
A não ser que seja o AVC isquemico( quando a artéria e veia colaba) e o fluxo do sangue neste local e comprometido.”

Envie seu Comentário