17 de janeiro, de 2020 | 08:35

Biblioteca comunitária é inaugurada em Ipatinga

A inauguração da biblioteca ocorreu no dia 15 e fica dentro da Associação Cuidado Humano

Divulgação
Ao todo, o acervo da biblioteca comunitária conta com 550 exemplares Ao todo, o acervo da biblioteca comunitária conta com 550 exemplares

O bairro Bethânia, em Ipatinga, ganhou uma biblioteca comunitária, que é aberta ao público de qualquer faixa etária. Ao todo, são 550 exemplares, de diversos autores regionais e nacionais, que já estão disponíveis para os leitores. A inauguração da biblioteca ocorreu no dia 15 e fica dentro da Associação Cuidado Humano, que é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos que presta assistência a pessoas com câncer e seus familiares, além de oferecer projetos voltados para a terceira idade.

A assistente social e coordenadora, Girlene Alves de Andrade, que trabalha na Associação Cuidado Humano, informou ao Diário do Aço que a biblioteca comunitária vai contribuir muito com o serviço já prestado pela associação ao seu público-alvo. “Oferecemos um serviço de convivência para idosos, envolvendo atividade física e de lazer. E a biblioteca servirá para trabalhar a leitura com a terceira idade, ou seja, veio para somar”, destacou.

Girlene Alves também enfatizou que, embora a associação trabalhe com o público da terceira idade, a biblioteca está aberta a toda comunidade. “Escolas, institutos e outras entidades que queiram fazer um trabalho de parceria podem vir nos visitar e propor alguma atividade. Já os leitores interessados em pegar um livro emprestado precisarão fazer um cadastro conosco, com nome e endereço. A partir disso, poderá pegar várias obras de leitura, como de poesia, literatura, pesquisa e dentre outras”, explicou.

Recurso
Conforme Girlene, o projeto da biblioteca comunitária foi executado com recurso do Fundo Municipal do Idoso, por meio da Lei de Incentivo Fiscal. “No ano passado, o Conselho do Idoso abriu um edital de chamamento público, para que as entidades apresentassem um projeto. Nós apresentamos esse da biblioteca, que passou por avaliação de uma comissão e foi aprovado, em agosto de 2019. Desde então, realizamos melhorias em nossa estrutura, fizemos campanha para arrecadação de livros e criamos a biblioteca comunitária. Vale destacar que ainda aceitamos doações de livros”, salientou.

Importância da leitura
Girlene também citou a importância da leitura para a Associação Cuidado Humano. “Acreditamos que a leitura não é simplesmente o ato de ler ou de decifrar palavras, mas sim um momento de interação, de socialização, de aquisição de novos conhecimentos e de estímulo da memória. Vamos trabalhar com conteúdos relacionados ao envelhecimento, autoestima, convivência familiar, ou seja, temas relevantes para toda faixa etária. Queremos que o leitor amplie seu horizonte e repense seu modo de viver”, pontuou.

A Associação Cuidado Humano está localizada na rua Cairo, nº 180, bairro Bethânia, em Ipatinga.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Heliana Barbosa Lima Lana

29 de março, 2021 | 11:05

“tenho alguns livros de literatura, de referencia e coleções sobre trabalhos manuais
voces teriam interesse neles
gostaria de doá-los
aguardo resposta”

Maria Lucimar Lage Teixeira

08 de agosto, 2020 | 15:37

“Olá, Gostaria de fazer uma doação de livros, como posso entregar?”

Envie seu Comentário