Frente fria deve trazer mais chuva na próxima semana

Quem circula pelas ruas ou até mesmo fica em repouso, tem percebido que o calor aumentou nos últimos dias

Yago Cardoso


Conforme a previsão de especialista em Defesa Civil, a chuva deve cair em Ipatinga na próxima semana

A madrugada e o início da terça-feira (14) foi de chuva em Ipatinga. Apenas uma pancada foi sentida em alguns locais, já em outros, a duração foi um pouco maior. Mas na próxima semana, conforme informação do meteorologista Ruibran dos Reis e da coordenadora da Defesa Civil de Ipatinga, Gláucia Aparecida de Paula, a previsão é de até 100 milímetros, podendo acumular ou não.

Quem circula pelas ruas ou até mesmo fica em repouso, tem percebido que o calor aumentou nos últimos dias. Na segunda-feira (13), por exemplo, o termômetro chegou a marcar 37 graus em Ipatinga, com sensação térmica que ultrapassava os 39 graus. Para a quarta-feira (15), a previsão é de mínima de 24 e máxima de 34 graus. Ruibran dos Reis observa que a chuva de ontem foi resultado da passagem de uma frente fria, mas que não deve ser nada significativo ao longo dessa semana.

“Estamos prevendo uma nova frente, mas na semana que vem, com chuva mais significativa, que é acima de 120 milímetros. Já nos meses de fevereiro e março, a perspectiva é de 20 a 30% acima da médica histórica. Estamos falando de algo não registrado desde 2012. Ipatinga tem muitos locais planos, mas para os pontos em que não forem assim, uma orientação interessante é não arriscar atravessar próximo a enxurradas. Tomar cuidado com os temporais é algo muito prudente”, alerta.

Já Gláucia Aparecida pontua que a perspectiva para a próxima semana é de um acumulado, podendo chover até 100 milímetros, encerrando a chuva em janeiro. “Fevereiro tem uma previsão de chuva, até agora, considerada normal dentro do mês, que é entre 100 e 150 milímetros durante os 29 dias. Se cair espaçadamente é tranquilo, serão pancadas. Mas caso isso acumule em algumas horas, pode causar estrago. Mas não temos previsão de acúmulo até agora. Por ora, sabemos que semana que vem terá chuva”, adianta.

A orientação da Defesa Civil estadual em períodos chuvosos é: redobre a sua atenção, evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva; não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos; não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores; atenção especial em áreas de encostas e morros; jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para a Cemig (116) ou Defesa Civil (199); se observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil; em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas e não use equipamentos elétricos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO