Expo Usipa 2024 02 - 728x90

14 de janeiro, de 2020 | 14:05

Ipatinga intensifica combate a focos do Aedes aegypti

Durante a apuração do LIRAa, foi observado que os principais criadouros do mosquito Aedes aegypti estão dentro dos domicílio

Divulgação
Município traça estratégias para conter risco de epidemia e intensifica campanha de conscientização junto à população Município traça estratégias para conter risco de epidemia e intensifica campanha de conscientização junto à população
Atualizada às 18:23
Após o primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) do ano apontar infestação de 5,3% do mosquito em Ipatinga, um aumento de 2,9% em relação à sondagem realizada em outubro passado, a administração municipal informou que já prepara uma ação para combater o inseto nos bairros que apresentaram índices mais elevados.

Entre os bairros que registraram números mais preocupantes estão Bom Jardim, Ferroviários, Horto e região industrial - 10,6%; Esperança e Ideal - 7%; Limoeiro, Chácaras Madalena, Córrego Novo, Chácaras Oliveira e Barra Alegre - 6,2%, e Caravelas e Jardim Panorama - 5,3%.

“Não podemos tratar dessa questão de forma negligente, ao mesmo tempo em que também não queremos propagar um quadro aterrorizante. Temos que ter responsabilidade, fazendo o que precisa ser feito no ataque incisivo aos focos e, acima de tudo, levando ao conhecimento da população em que, objetivamente, ela precisa participar. No que se refere às doenças por arboviroses, nós ainda não vivemos uma epidemia, mas os números do LIRAa sinalizam que a situação pode ficar preocupante na macrorregião do Vale do Aço”, avaliou o prefeito Nardyello Rocha.

Causa climática e focos
A explicação da Secretaria Municipal de Saúde para o crescimento dos focos do mosquito Aedes aegypti é a associação entre o período chuvoso e o clima quente, propício à eclosão dos ovos que formam as larvas. De acordo com o Ministério da Saúde, o percentual é considerado de alerta quando está entre 1% e 3,9%. A situação de risco para uma epidemia ocorre quando o número é igual ou superior a 4%. O índice satisfatório e tolerável é abaixo de 1%.

Durante a apuração do LIRAa, foi observado que os principais criadouros do mosquito Aedes aegypti estão dentro dos domicílios. “Diante dessas circunstâncias, nós estamos traçando planos, inclusive nas escolas, e ainda fazendo um apelo à população para que cuide e, se necessário for, comunique à Prefeitura de Ipatinga, de modo que encaminhemos nossos agentes de combate a endemias até às residências para juntos vencermos essa batalha”, frisou ainda o prefeito.

Larvicida reduzida

Além do clima favorável à proliferação dos focos do mosquito Aedes aegypti, outra situação apontada pela Administração pública para o alto índice larvário é a quantidade reduzida de larvicida enviada pelo Governo do Estado. Utilizada no controle de vetores, desde dezembro a entrega da substância está sendo aguardada.
“Além dos R$ 80 milhões que o Governo do Estado deve ao município, só na saúde, ele ainda está entregando em pouca quantidade substâncias importantes utilizadas nas ações de combate ao vetor, como exemplo o larvicida. Em relação a isso, já pedi que seja feito levantamento de preço do larvicida e não descarto a possibilidade de compra, mas é lamentável vermos um quadro desses”, frisou Nardyello.

Doenças controladas

Embora o primeiro LIRAa de 2020 tenha mostrado números preocupantes, os casos de dengue, chikugunya e zika ainda permanecem controlados. Entre maio e junho de 2018 eram 715 casos de chikugunya para cada 100 mil habitantes, sendo que hoje são apenas seis casos para o mesmo grupo, informa o Executivo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Palhaço

14 de janeiro, 2020 | 15:10

“Acho que no dia, que começarem a multar essa galera que e PORCA sim, eles cuidam mais do quintal.”

Envie seu Comentário