Nomes conhecidos figuram dentre possíveis candidatos a prefeito

Eleições municipais, marcadas para o mês de outubro, deixam bastidores movimentados na região nesse período pré-registro

Wôlmer Ezequiel


Pleito ocorre no mês de outubro, mas já movimenta bastidores da política

O ano mal começou e a eleição 2020 já está em pauta. Apesar de o mês de janeiro estar no início, o pleito municipal de quatro de outubro já movimenta e gera expectativas. De um modo geral, o cenário não deve trazer surpresas no Vale do Aço em relação ao cargo de prefeito, é o que se comenta nas rodas de debate e bastidores da política regional. Nomes conhecidos de ex-prefeitos, representantes de grupos políticos e ocupantes de cargos públicos figuram numa relação ainda não oficial, levantada pelo Diário do Aço nesta terça-feira (7).

Ipatinga tem sido notícia ao longo dos últimos tempos. Com eleições extemporâneas e escândalos envolvendo a Câmara de Vereadores, o pleito pode ser o mais movimentado da região. Nardyello Rocha (Cidadania) é o atual prefeito e, naturalmente, um propenso candidato à reeleição.

Além dele, nomes como Daniel Cristiano (PCB), Rosângela Reis (Podemos), João Magno e Lene Teixeira, ambos do PT, Sávio Tarso (PDT) e Sebastião Quintão (MDB) podem ser as opções dos eleitores ipatinguenses. Destes, a reportagem não conseguiu contato com Quintão. Os demais confirmaram seus nomes à disposição dos partidos para a disputa.

Rosângela Reis, que está em viagem, informou que ainda não sentou com sua equipe e que ainda não há direcionamento sobre disputar a eleição. Sávio Tarso adiantou que uma aliança pode ser formada entre ele e Daniel Cristiano, não havendo ainda definição sobre quem será cabeça de chapa. Conforme resolução do Tribunal Superior Eleitoral, a escolha de candidatos pelos partidos políticos e a deliberação sobre coligações deverão ser feitas no período de 20 de julho a 5 de agosto.

Coronel Fabriciano

Em Coronel Fabriciano o deputado federal Enéias Reis (PSL), em entrevista à radio 97,1 FM, destacou que tem trabalhado e que quer governar a cidade um dia, adiantando seu nome como pré-candidato. Já o presidente do PT na cidade, Francisco Soares, o Chiquinho, disse que os nomes de Rosângela Mendes (ex-prefeita), Marcos da Luz (vereador) e Francisco de Assis Simões Thomaz (ex-prefeito) figuram dentre os que serão avaliados pelo partido. Chico Simões é o mais cotado, segundo o dirigente. O atual prefeito, Marcos Vinícius da Silva Bizarro (PSDB) é igualmente propenso candidato.

Também apresenta-se como pré-candidato a prefeito pelo partido Rede de Fabriciano, Joaquim Xavier de Souza. E o deputado estadual Celinho do Sinttrocel (PCdoB) está igualmente na lista dos possíveis candidatos, entre outros nomes.

Paraíso

Santana do Paraíso tem, nesse momento, alguns nomes que figuram nos bastidores como possíveis candidatos ao cargo de chefe do Executivo. A prefeita Luzia Teixeira (MDB) é natural candidata. Além dela, Antônio Afonso Duarte, o Zizinho (PT), teve o nome levantado em reunião de planejamento do partido, ainda no mês de dezembro.

Os vereadores, José Maria de Oliveira (PL) e Claudia Lage (PSB) também surgem como possíveis pré-candidatos, mas não atenderam a ligação da reportagem. Alexandre Coutinho (Pros) estuda uma possível candidatura. O delegado Bruno Morato ainda não tem ligação com nenhuma legenda, mas avalia a possibilidade de disputar o posto de prefeito.

Timóteo

Além do prefeito Douglas Willkys (PSB), são possíveis nomes Renato Martins (MDB), Geraldo Hilário (PP) e Patrícia Nunes (PT). Esta, que é militante, servidora pública e que já ocupou cargo na Prefeitura de Timóteo em anos anteriores, avalia se disputará ou não o cargo. O Diário do Aço não localizou Renato Martins. Já o celular de Hilário estava fora de área. Neste último caso, um imbróglio judicial em 2018 mudou a gestão de Timóteo.

O Tribunal Superior Eleitoral decidiu pela cassação do então prefeito Geraldo Hilário, condenado por abuso do poder político em 2008, o que o deixou inelegível até o ano de 2016. No dia 17 de maio de 2018, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais determinou a realização de um novo pleito. (Repórter - Bruna Lage)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Nizia 10 de Janeiro, 2020 | 03:24
Pqp! Será que não existe outros candidatos além desses i***********s citados para Ipatinga, Fabriciano Timóteo? Só tem ***** nas administrações das cidades. Cada um pior que o outro. Fabriciano então, nem se fala. Espero que os eleitores estejam cansados de viver nessa terra de Lo-Debar e façam a escolha certa dessa vez.
Moisés Rocha Machado 10 de Janeiro, 2020 | 02:01
Acho sinceramente que a população tenha consciência do momento de mudança que o brasil tá passando, precisamos avançar e com esses candidatos que já tiveram lá realmente não é uma boa ideia, precisamos de um gestor de verdade alguém com ideias e coragem , alguém que não seja desses partidos denunciado na lava jato , isso serve para as três cidades e serve também pra vereadores , a hora de mudar essa situação, temos filhos e temos que pensar no futuro deles , então agora é hora de mudar, e essa mudança depende de nós e que Deus abençoe a escolha de todos nós.
Crisaries3 09 de Janeiro, 2020 | 11:26
Pqp. Como só tem bosta é melhor todos nós irmos cagar. Se Nardiricorotatoriadinheiroiptulixofxazul se candidatar e for eleito corre -se o risco de virar bagunça de novo com anulação e convocação de nova eleição e o resto aí não tá com nada mesmo, deveria apresentar um nome novo sem compromisso com esse bando de políticos atuais.
Leoncio Simones 09 de Janeiro, 2020 | 02:17
Deste nomes todos nao conheco, mas este quintao coronel acredito ser o pior,junto com o magno.
Helena A.nogueira 08 de Janeiro, 2020 | 23:13

gente, estamos no mato sem cachorro.
candidatos que não largam o osso mesmo, ficha suja e outros que nunca administraram nada NA VIDA e ainda se acham competentes pra administrar uma cidade. DIPLOMA DE ADMINISTRAÇÃO NÃO É NADA. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA VAI ALÉM DE UM DIPLOMA.
fora comunistas, fora ficha suja,fora esquerdistas. só estragaram Ipatinga.
os candidatos podem ter certeza os eleitores estão cada vez mais de olho aberto.
QUEREMOS O NOSSOS IMPOSTOS APLICADOS SEM CORRUPÇÃO,COM HONESTIDADE E DESENVOLVIMENTO .
Glicia de Alvarenga Assis 08 de Janeiro, 2020 | 20:50
Que os eleitores tenham em mente que política é briga pelo poder e que nem só os políticos têm culpa por má administração ou atos de corrupção: os empresários são os corruptores, não estão nem aí para o povo, e bancam a campanha dos candidatos que melhor lhes convém. A maioria é de péssimos patrões, exploradores e incapazes de compreender os fins sociais dos empreendimentos. É bom ficar de olho neles, pois geralmente apoiam o candidato que é a pior opção para o povo.
Eduardo 08 de Janeiro, 2020 | 19:18
Infelizmente nesse mundo político só tem laranja podre,pouquíssimos fazem pela cidade pensando na população mas dentre estes citados,o atual vem fazendo algumas melhorias..
Francisco 08 de Janeiro, 2020 | 17:57
O ex prefeito ficha suja, cujo mandato foi cassado recentemente em Ipatinga, não deveria sequer ter a audácia de se candidatar novamente. Não conhece os problemas da cidade. Deixou Ipatinga entregue as baratas e nas mãos de incompetentes que não tem a mínima noção de administração pública. Acorda Ipatinga. Pra frente é que se anda, retornar jamais!
Suiene 08 de Janeiro, 2020 | 17:48
Pelo amor de Deus gente!!! Os mesmos!!!! O que esses políticos estão querendo? Não fazem nada p população como a tal Rosangela, Quintão, Lene e o próprio prefeito que misericórdia em seu mandato, esse último então só sabe fazer rotatória retirando os semáforos e com isso dificultando atravessar as ruas e avenidas da cidade, quando faz faixa pinta de preto e branco q além de não chamar atenção apaga rápido, a saúde nem tem como comentar de tão PÉSSIMA, todo governo tá um lixo
Cidadão 08 de Janeiro, 2020 | 17:04
Se o povo de Ipatinga tiver pelo menos um pouco de vergonha na cara, esse chapeludo ruim de serviço não deveria ganhar mais nada por aqui. Da última vez que foi prefeito, nem buraco na rua ele estava tampando, tamanha preguiça e falta de gestão. Goste ou não, o atual prefeito é a melhor opção e na minha opinião tem feito um bom trabalho na cidade.
Flor de Maio 08 de Janeiro, 2020 | 13:35
Ipatinga tá na merda com opção de candidatos. Todos caso, fico com Daniel.
João Ferreira 08 de Janeiro, 2020 | 12:50
Candidato em Ipatinga vai ser o hercilio Diniz abrindo vaga para o suplente dele Leonardo Quintão na Câmara dos Deputados... Caso contrário vai dar nardyello de novo é o menos pior
O Ana Moura Tem Solução 08 de Janeiro, 2020 | 12:42
Fazer o que né ??? O povo de Timóteo já sofre a anos, com essa política viciada de bastidores!!! entra ano e sai ano e as mesmas caras continuam !!!!
Jovem Aprendiz 08 de Janeiro, 2020 | 12:13
Tudo farinha do mesmo saco. Entra 6 e sai meia dúzia. Estamos f*** com esses candidatos.
Ze de Minas 08 de Janeiro, 2020 | 11:17
Porque será que um deputado Federal e Estadual que não fazem nada e ganham muitos mais que um prefeito,quer se candidatar ? Deve ter mutreta da grossa na jogada. Agora,PT de novo ? PQP
Arthur 08 de Janeiro, 2020 | 11:16
PT ainda existe? rsrsrs
Barrabas 08 de Janeiro, 2020 | 10:53
So Deus pra ter piedade de nos livrar de alguns candidato.ser politicos todos querem e um bom dinheiro facil e nao precisa de trabalhar e falcatrua para enganar o povo.

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO