07 de janeiro, de 2020 | 17:18

Últimos dias para visitar o Presépio Coletivo

Exposição reforça conceito de sustentabilidade ao reutilizar caixas longa vida

Rodrigo Zeferino/Divulgação ACS CCU
Peças do presépio foram criadas com participação da comunidadePeças do presépio foram criadas com participação da comunidade
O Presépio Coletivo, exposição que retrata a cena do nascimento de Jesus, pode ser visitado até o próximo sábado (11), no Centro Cultural Usiminas, com entrada gratuita. Realizado pela Usiminas e Instituto Usiminas, com curadoria do artista Leo Piló, o Presépio Coletivo foi inteiramente confeccionado com reaproveitamento de cerca de 8 mil caixas longa vida.

Artistas locais, estudantes e assistidos por associações e entidades do Vale do Aço participaram ativamente da produção das peças e das figuras em tamanho natural. A matéria-prima foi transformada em enfeites para as árvores de Natal, cobertura das peças, confecção das roupas dos personagens e elementos da cenografia.

A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, enfatiza o caráter coletivo e sustentável do Presépio Coletivo. “Para nós, da Usiminas e Instituto Usiminas, o projeto carrega valores humanos e sociais nos quais acreditamos, por unir a comunidade em prol de algo em comum. Convidamos a todos para aproveitar os últimos dias e conferir o resultado surpreendente deste trabalho”, reforça a diretora.

Segundo o artista plástico Leo Piló, a primeira semana de janeiro é também uma importante época de celebração. “Este momento é mais uma oportunidade de contemplar a cena do nascimento de Jesus, que inspira reflexões sobre renovação, recomeço, colaboração e coletividade, conceitos presentes na concepção deste presépio”, frisa Piló.

Criação e mobilização
Ao longo dos meses de outubro a dezembro de 2019, artistas locais que integravam a equipe do Leo Piló produziram as peças no ateliê colaborativo montado no Centro Cultural Usiminas. Eles também compartilharam as técnicas utilizadas para a construção do presépio em oficinas ministradas para colaboradores da Usiminas, escolas, entidades e associações do Vale do Aço. Ao todo, cerca de 300 pessoas foram envolvidas confecção de adereços do Presépio Coletivo.

SERVIÇO
Presépio Coletivo
Até sábado - 11/1
De terça a sexta-feira, das 10 às 21h
Entrada franca
Informações: (31) 3822-2215
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário