Expo Usipa 2024 02 - 728x90

07 de janeiro, de 2020 | 10:08

Doença desconhecida assusta em Minas Gerais

Documento da SES-MG recomenda que equipe médica que se deparar com sintomas em pacientes comunique imediatamente o Estado

Divulgação
Exames de sangue são feitos pela Funed, para tentar identificar causa de doença que tem atingido homens em MGExames de sangue são feitos pela Funed, para tentar identificar causa de doença que tem atingido homens em MG

A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está em alerta em relação a uma doença que tem atacado pessoas, na capital mineira e cidades da Zona da Mata. Até agora os sintomas da doença misteriosa foram registrados em sete pessoas, o que fez acender o sinal de alerta no Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs-Minas).

A doença, que ainda não tem uma definição do que se trata, começa com náusea ou vomito e ainda dor abdominal, que segundo os pacientes, não passam.

O que era um caso de alguns pacientes do bairro Buritis, na capital mineira, e tratado como situação isolada, ganhou contornos de preocupação junto às autoridades de saúde.

O surgimento dos primeiros casos gerou uma onda de boataria, o que levou a SES-MG a publicar uma nota técnica com as informações a respeito da situação.

Os sintomas de insuficiência renal aguda de evolução rápida (em até 72 horas) somada a alterações neurológicas já atingem cinco moradores de Belo Horizonte, um de Juiz de Fora e um de Ubá (ambas na Zona da Mata).

Entre as alterações neurológicas apresentadas pelos pacientes, o documento destaca: paralisia facial, borramento visual, amaurose (perda da visão parcial ou totalmente), alteração de sensório e paralisia descendente.

Os pacientes apresentam um ou mais desses sintomas, segundo o documento da saúde pública. No início, conforme a nota, também sentem sintomas gastrointestinais (náusea e/ou vomito e/ou dor abdominal)

A nota técnica do órgão de saúde se dirige aos profissionais de saúde de Minas Gerais. O documento recomenda que a equipe médica que se deparar com esses sintomas em algum paciente comunique, imediatamente, o Cievs-Minas.

Conforme a secretaria, Exames laboratoriais estão sendo realizados na Fundação Ezequiel Dias (Funed) para definição exata da doença.

Dentre os sete pacientes catalogados até segunda-feira (6) todos são homens, com idades entre 23 e 76 anos. (Com informações de Flávia Ayer e Gabriel Ronan/Estado de Minas)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Fernanda Pedreira

08 de janeiro, 2020 | 11:57

“Favor divulgar também a Nota técnica da SES-MG. Isso é importante! Temos que ter certeza sobre veracidade das informações e ter cuidado com as fake news, ainda mais quando o assunto é saúde.”

Oliveira

08 de janeiro, 2020 | 00:49

“Nossa Simone, você é tão engraçada.”

A

07 de janeiro, 2020 | 22:00

“Estes sintomas são de escrerose múltipla, basiado na pesquisa da dra canadense.”

Simone

07 de janeiro, 2020 | 10:41

“Nossa!! Eu estava me sentindo tão mal ontem ,uma dor terrível nas costas , sentindo um desconforto abdominal,,as vistas estranhas ,e uma coisa estranha no braço esquerdo ,parece que eu não sentia ele,mas eu pensei que poderia ser a enxaqueca com aura que eu tenho ,,que os sintomas são assim..mas graças a Deus ,hj estou bem”

Envie seu Comentário