06 de janeiro, de 2020 | 13:42

Alto Paraíso de Goiás

Um destino para quem procura férias zen no coração do Brasil

Divulgação/Goiás Turismo
A Cachoeira das Almécegas I é uma belíssima cascata com 45 metros de queda e cortinas que se espalham pelas rochasA Cachoeira das Almécegas I é uma belíssima cascata com 45 metros de queda e cortinas que se espalham pelas rochas
Se você está procurando um destino diferente com muita aventura e emoção para as suas férias, então o seu destino é Alto Paraíso de Goiás, cidade localizada a 423 km da capital Goiânia e bem mais perto do Distrito Federal, ficando a 221 km de Brasília.

Alto Paraíso de Goiás recebe turistas do mundo inteiro, atraídos pela beleza do lugar, que tem mais de 120 cachoeiras catalogadas. O clima de misticismo e espiritualidade é forte na cidade. A cozinha vegetariana é variada, influência de pessoas de várias partes do Brasil e do mundo que mudaram para a cidade e abriram restaurantes, lanchonetes e pousadas que oferecem uma comida saudável, criativa e saborosa.

Divulgação/Goiás Turismo
Quem visita a Gota, um espaço de música e silêncio, considera o lugar emocionante e inesquecívelQuem visita a Gota, um espaço de música e silêncio, considera o lugar emocionante e inesquecível
Em Alto Paraíso de Goiás, a Vila de São Jorge é a porta de entrada para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que detém o título de Patrimônio Natural da Humanidade da UNESCO. A cidade tem um alto astral, onde pulsa a espiritualidade para quem busca se interiorizar ou um lugar de paz e bem. O município tem uma charmosa rede de hotéis, pousadas e campings com capacidade de aproximadamente 3.500 leitos. O turista encontra pousadas aconchegantes, spas, espaços místicos e templos para todos os gostos.

O mundo das águas de Alto Paraíso de Goiás é magnifico. Na Fazenda Morro Vermelho há três piscinas rasas com a água atingindo quase 33°. Como os dias na Chapada podem ser quentes até no inverno, gostoso é ir à noite. O local tem uma pequena estrutura e oferece refeições.

Divulgação/Goiás Turismo
Do alto de 120 metros, o Rio Preto se precipita em uma cachoeira espetacular. É de perder o fôlegoDo alto de 120 metros, o Rio Preto se precipita em uma cachoeira espetacular. É de perder o fôlego
A Cachoeira das Almécegas I tem 45 metros de queda e cortinas que se espalham pelas rochas. Pode ser vista de cima ou de baixo, onde há uma deliciosa piscina natural. O local é ótimo para o cachoeirismo, descida de rapel pelo leito da queda d’água. A Almécegas II é mais acessível, tem uma queda de 15 metros e excelentes locais para banho.

No Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros há formações vegetais, nascentes e cursos d’água, rochas com mais de um bilhão de anos, paisagens de rara beleza, com feições que se alteram ao longo do ano. E também preserva áreas de antigos garimpos, parte da história local. A caminhada e banhos de cachoeira são as principais atividades.

Divulgação/Goiás Turismo
Para quem gosta de gastronomia, a culinária goiana reserva surpreendentes delícias aos seus visitantesPara quem gosta de gastronomia, a culinária goiana reserva surpreendentes delícias aos seus visitantes
Na Trilha dos Cânions e Carioquinha são 9 km de trilha (ida e volta) pedregosa, plana e sem muitos aclives, passando por bicas de água pura e paisagens belíssimas. Na Cachoeira das Cariocas, o Rio Preto se separa em duas quedas e cai espalhando-se em um anel de 20 metros de largura. A descida até o poço é íngreme e exige cuidado. Depois vem o Cânion II, onde é preciso atravessar os grandes paredões estreitos que margeiam o rio para chegar a um poço profundo de águas escuras, límpidas e transparentes.

A Trilha dos Saltos do Rio Preto exige de 4 a 6 horas para o percurso. São 9 km de caminhada (ida e volta). Sinalizada por setas amarelas, a trilha é quase toda em terreno acidentado e pedregoso, de grande beleza. Passa pelo garimpo de cristal de quartzo e campos rupestres entre as Serras do Abismo e de Santana, e admiráveis veredas que mostram o esplendor da Chapada dos Veadeiros.

Divulgação/Goiás Turismo
Meditar, apreciando as belezas da natureza, não tem preço. Assim é para quem visita Alto Paraíso de GoiásMeditar, apreciando as belezas da natureza, não tem preço. Assim é para quem visita Alto Paraíso de Goiás
O ponto alto do percurso é o impressionante Mirante do Salto. O Rio Preto se precipita 120 metros numa cachoeira espetacular, de perder o fôlego. Adiante há um segundo salto, com 80 metros de altura, e um belo poço onde se pode nadar a uma distância segura das fortes correntes provocadas pela queda d’água.

Para os místicos, a opção é visitar o Jardim de Maitreya, considerado uma visão do paraíso na terra. A Gota é um espaço de música e silêncio, lugar emocionante e inesquecível. Alto Paraíso de Goiás também é ideal para a prática da meditação e para quem busca a paz interior.

Procure já seu agente de viagens e passe férias verdadeiramente zen! Em Ipatinga, procure a agência O Giro Turismo, no bairro Cidade Nobre, no Centro e no shopping Via Illuminata Mall, no Horto.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário