Inscrições para Engenharia Elétrica no IFMG Ipatinga começam dia 21

O edital com as oportunidades divididas por curso e por campus foi publicado no mês passado

Wôlmer Ezequiel


Por meio do SISU, o IFMG de Ipatinga oferecerá 20 vagas para o curso de Engenharia Elétrica

O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) vai ofertar 1.038 vagas para cursos de graduação na edição do primeiro semestre de 2020, no Sistema de Seleção Unificada (SISU). Desse total, 20 serão para o curso de Engenharia Elétrica no campus avançado de Ipatinga. As inscrições serão abertas no dia 21 e vão até o dia 24 de janeiro.

O edital com as oportunidades divididas por curso e por campus foi publicado no mês passado e pode ser acessado na página do Processo Seletivo do IFMG. Já o cronograma foi divulgado pelo Ministério da Educação no dia 4 de dezembro de 2019.

Nota do Enem

Para participar do SISU em 2020, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio 2019 (Enem) e não ter tirado nota zero na prova de redação. A nota do Enem 2019 será divulgada no dia 17 deste mês, conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela execução do exame.

Período de inscrição

Com a nota, os candidatos podem se inscrever, no site do SISU, para até duas opções de vaga. Durante o período de inscrição, o SISU divulga as notas de corte parciais em cada curso, de modo que os interessados possam verificar as chances de aprovação e, com isso, poderem remanejar suas inscrições. Ao fim do processo, o sistema seleciona os melhores classificados em cada curso, de acordo com as notas no Enem e eventuais ponderações, como pesos atribuídos às notas ou bônus. Caso o desempenho do candidato permita o ingresso nos dois cursos, prevalecerá a primeira opção, com apenas uma chamada para matrícula.

Resultado

O resultado do SISU será divulgado em 28 de janeiro. Um dia depois, 29, começam os prazos para matrícula nas instituições participantes, que se encerrarão no dia 4 de fevereiro. É preciso ficar atento à documentação exigida. O IFMG divulgará o cronograma e locais de matrícula na página do Processo Seletivo e nos sites dos campi.

Outro acesso

Além do SISU, o acesso aos cursos superiores do IFMG pode ser feito por meio da nota do Enem para participar do Processo Seletivo 2020/1 do IFMG. Mas para isso, ele deve ter feito a inscrição dentro do período previsto no edital. Devido ao resultado do Enem 2019 ser disponibilizado no dia 17 de janeiro, somente após essa data será divulgado o resultado do Processo Seletivo 2020/1 para ingressos na graduação.

Conforme já divulgado pelo Diário do Aço, no dia 29 de setembro do ano passado, o campus avançado em Ipatinga oferecerá 40 vagas para o curso de graduação em Engenharia Elétrica, das quais, 20 serão pelo processo seletivo do instituto e 20 pelo SISU. Além disso, foram oferecidas 40 vagas para o curso técnico em Automação Industrial integrado e 40 vagas para o curso técnico em Eletrotécnica integrado (curso novo).

Já publicado:
Usina fotovoltaica no IFMG Ipatinga irá economizar R$ 2.100/mês
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO