Expo Usipa 2024 02 - 728x90

27 de dezembro, de 2019 | 18:00

Hospital Municipal receberá recursos do Ministério da Saúde

Divulgação
HMEM receberá recurso federal para custeio de alimentação oral na UTIHMEM receberá recurso federal para custeio de alimentação oral na UTI

Conforme o governo de Ipatinga, a partir do mês de janeiro o Ministério da Saúde (MS) enviará ao município cerca de R$ 265 mil, destinados ao Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM). Desde o dia 17 de dezembro, o HMEM é reconhecido como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Terapia Nutricional Enteral, habilitando-se para receber o custeio de alimentação via MS para pacientes que necessitam de dieta oral.

“A habilitação por meio desta nova portaria mostra o quanto é importante fazer gestão de recursos via Governo Federal. A compra de alimento fechado era custeada pelo próprio município. E, agora, não sendo mais necessário este aporte, podemos investir o dinheiro em outras prioridades dentro da pasta da saúde. Representa uma economia para o município, que obviamente proporcionará outros benefícios para a população” ressaltou a secretária de Saúde, Érica Dias.

A dieta enteral de sistema fechado é utilizada geralmente em pacientes que estão internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e são alimentados por sonda. Cada embalagem traz uma fórmula líquida composta por nutrientes e calorias necessárias ao paciente, protegendo-os da desnutrição.

Processo

Para garantir o recurso do Bloco de Custeio das Ações e Serviços Públicos de Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde cumpriu várias etapas até a habilitação. Todo trâmite até a aprovação durou cerca de um ano, informa a pasta.

O primeiro passo foi a criação da Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional (EMTN) do HMEM, formada por um médico nutrólogo, dois nutricionistas, fonoaudiólogo, enfermeiro e farmacêutico. A atuação da equipe visa promover suporte nutricional adequado para os pacientes internados na instituição.

Desde a formação da equipe, foram desenvolvidos protocolos, organizado o banco de dados dos pacientes em terapia nutricional, cumpridos indicadores de qualidade e treinamentos com funcionários do HMEM. Com o acompanhamento e a prescrição e administração de terapia nutricional enteral, a equipe objetiva o melhor suporte nutricional aos pacientes internados. Assim é potencializada a busca por resultados satisfatórios e a plena recuperação dos enfermos.

Conforme a secretaria, outro passo decisivo para a garantia do recurso foi o cumprimento de toda a parte burocrática do processo. “Organizamos minuciosamente a documentação, que tramitou pela Comissão Intergestores Regional (CIR) e, em seguida, pela Comissão Intergestores Bipartidária (CIB). Logo após, encaminhamos o pleito ao Ministério da Saúde para habilitação’, explicou Érica Dias.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário