Usipa anuncia programa ''Pai dos Bichos'' para empresas e comunidade

O lançamento do programa foi realizado dentro das instalações da Usipa

Wôlmer Ezequiel


Lélio Costa explicou a importância do programa ''Pai dos Bichos''

A Usipa lançou o programa “Pai dos Bichos” do Centro de Biodiversidade (Cebus). O objetivo é que os animais presentes no Cebus possam ser “adotados” por empresas, que receberão em troca publicidade da sua marca. O lançamento do programa foi realizado dentro das instalações da Usipa, na tarde de quarta-feira (11), e contou com a presença de funcionários e parceiros da instituição.

Em entrevista à imprensa, o médico veterinário da Usipa, Lélio Costa, explicou que a proposta do programa é que o Cebus se torne autossustentável e tenha condições de ampliar seu atendimento aos animais. “Esse é um desafio bem grande, mas a gente espera que a entidade possa caminhar com maior independência. Além da educação ambiental, nossa proposta é voltada a trabalhar pela fauna regional. Cada vez mais a gente vê o aumento de animais para serem tratados e o tráfico ilegal deles, que precisa ser denunciado pela população”, ressaltou.

Conforme Lélio Costa, o programa “Pai dos Bichos” envolve a adoção dos animais do Cebus pelas empresas. Em contrapartida, a empresa recebe um certificado de adoção do animal, informações trimestrais e tem o logotipo impresso na placa de identificação do animal afixada no recinto. O valor para adoção poderá ser negociado. “Temos 46 espécies e em torno de 400 animais. Além disso, temos 126 animais em tratamento para serem devolvidos ao seu habitat natural”, salientou.
Wôlmer Ezequiel


Pequenas caixas serão colocadas em estabelecimentos comerciais para arrecadar doações financeiras ao Cebus

Doações financeiras
O médico veterinário também informou que caixas coletoras de doações financeiras ao Cebus serão colocadas em estabelecimentos comerciais da região, como clínicas veterinárias e lojas de animais. “O cidadão poderá doar dinheiro o tanto que quiser nessas caixas. E em troca, ele poderá vir visitar o que está sendo feito para ajudar os animais no Cebus”, citou Lélio Costa.

Anseio da comunidade
Para a bióloga da Usipa, Cláudia Diniz, esse projeto é um anseio antigo da comunidade que deseja colaborar com o trabalho do Cebus. “Essa é uma oportunidade para que o cidadão possa colaborar com a recuperação dos animais do Cebus. É muito importante esse projeto para que dê condições de fazer um trabalho ainda melhor, atendendo um maior número de animais”, afirmou.

Cebus
O Centro de Biodiversidade da Usipa (Cebus) é uma instituição zoológica que se dedica, há 60 anos à reprodução e perpetuação das espécies silvestres, principalmente das regionais, ao lazer consciente e Educação Ambiental. Suas principais ações são: a criação em cativeiro e semicativeiro da fauna regional; triagem da fauna (recepção, tratamento, encaminhamento) e pesquisa de animais silvestres em colaboração com instituições como Ibama, IEF, Polícia de Meio Ambiente de Minas Gerais e dentre outras.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO