11 de dezembro, de 2019 | 08:30

Pico Ana Moura receberá mudas e sinalização durante caminhada

O evento está marcado para sábado (14), às 8h

Weler Costa
  Os interessados em participar da caminhada já podem fazer as inscrições Os interessados em participar da caminhada já podem fazer as inscrições

O Pico Ana Moura, em Timóteo, terá mais uma caminhada. Mas dessa vez, a atividade contará com outras ações, como reflorestamento e instalação de placas de sinalização na estrada. O evento está marcado para sábado (14), às 8h. O ponto de encontro será no fim da avenida Ana Moura.

Conforme um dos organizadores da caminhada, Ronaldo Gonzaga, o intuito da atividade é revitalizar o Pico Ana Moura, que poderá contar com a ajuda de qualquer pessoa. “Vamos plantar 70 mudas e colocar 17 placas de sinalização ao longo do pico. A participação é livre e gratuita. Os interessados podem fazer sua inscrição por meio do telefone (31) 98977-3154 ou (31) 98552-9226”, informou.

O organizador também destacou que essa será a primeira vez que o pico contará com uma atividade de revitalização. “Os organizadores vão pagar tudo por conta própria. É muito importante a revitalização do Pico Ana Moura, porque contribui para o turismo na cidade, que gera emprego e renda, ou seja, uma melhor qualidade de vida para os moradores. Além disso, queremos sensibilizar o poder público e a sociedade acerca da relevância do Pico Ana Moura. E para 2020, vamos manter o projeto da caminhada, que foi realizada várias vezes nesse ano. Acreditamos muito nesse projeto e em seus benefícios”, afirmou.

Regulamentação
O cume do Pico Ana Moura é ocupado por dezenas de torres de telecomunicações, algumas das quais interligam o Vale do Aço às torres em Belo Horizonte e outros pontos. Com isso, no início de julho, a administração de Timóteo criou uma comissão especial com integrantes das secretarias municipais de Planejamento, Fazenda e Desenvolvimento Econômico e Turismo para elaborar um Projeto de Lei sobre o licenciamento urbanístico e ambiental para a instalação de infraestrutura de suporte para equipamentos de telecomunicação no município.

A instalação e licenciamento de infraestrutura de suporte para equipamentos de telecomunicação, autorizados e homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), deverão observar as normas ambientais e urbanísticas aplicáveis de acordo com o interesse local e legislação estadual e federal, detalhou o governo municipal.

O município não teve uma legislação específica regulamentando a ocupação do Pico do Ana Moura. Atualmente, pelo menos 10 empresas de telecomunicações, entre as quais de telefonia móvel, emissoras de rádio e TV possuem torres instaladas no Pico do Ana Moura. Com a regulamentação, as empresas que possuem torres no pico, terão que se adequar à nova legislação.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário