10 de dezembro, de 2019 | 14:45

Em encontro com autoridades, parlamentar defende proposta alternativa para MG-760

Divulgação
Celinho Sintrocel se reuniu com os secretários do Meio Ambiente e de Infraestrutura e Mobilidade e com o diretor-geral do DEERCelinho Sintrocel se reuniu com os secretários do Meio Ambiente e de Infraestrutura e Mobilidade e com o diretor-geral do DEER

O deputado estadual Celinho Sintrocel (PCdoB) reuniu-se na última semana com o Secretário de Infraestrutura e Mobilidade (SEINFRA), Marco Aurélio Barcelos; o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), Germano Vieira e com o diretor-geral do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER-MG), Fabrício Sampaio, para debater o apoio a medidas e obras que possam incentivar a retomada do desenvolvimento sustentável do Vale do Aço.

Celinho solicitou aos secretários apoio para as três emendas apresentadas por ele ao Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) e as três feitas à Lei Orçamentária Anual (LOA) para a construção do Hemocentro, o término da LMG-760 e para as obras do Aeroporto e destacou também as emendas relativas à fiscalização de descomissionamento de barragens, a recuperação da Bacia do Rio Doce, monitoramento da qualidade de ar no Vale do Aço e o fortalecimento do Parque Estadual do Rio Doce (Perd).

O deputado Celinho ainda apresentou uma alternativa viável para o término das obras de pavimentação da LMG-760 e da Estrada Parque Bispo Dom Helvécio (AMG/900-4030), enfatizando a importância do Perd para o Vale do Aço e o Estado.

Ele lembrou que o Comitê Interfederativo (CIF) da Fundação Renova aprovou o Plano de Trabalho de Consolidação do Perd, liberando mais de R$ 63 milhões para investimentos internos ao Parque. O deputado informou que liberação de novos recursos, entretanto, não equaciona um dos principais gargalos que mais afligem o Perd que é o acesso da população local e de turistas ao Parque.

Recursos
Durante o encontro, o parlamentar sugeriu que o Governo, por meio da Agenda Integrada dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, decida junto ao Comitê Gestor Pró-Rio Doce pela prioridade na aplicação de recursos do Orçamento Compensatório da Renova (portanto, fora do Termo de Transação e Ajustamento de Conduta – TTAC) na pavimentação da LMG-760 e da Estrada Parque Bispo Dom Helvécio – AMG/900-4030.

O término das obras propiciará dois acessos de qualidade ao Parque e a integração do Vale do Aço com a Zona da Mata, impulsionando um desenvolvimento integrado e fortalecendo o turismo estadual e na Região.

“Se temos este potencial é hora de lançarmos mão. Não podemos ficar esperando só o BNDES ou o fim da crise financeira para voltarmos com os investimentos em obras. Temos que ser criativos – e é este o sentido de minha proposta: usar arranjos criativos para solução dos problemas da população”, comentou Celinho.

Germano Vieira concordou que esta seria uma boa solução e se comprometeu a discutir o assunto com os demais secretários das pastas afins: “a ideia é boa e plenamente viável. Vamos aprofundar esta discussão para ver até onde é possível seguir neste caminho”, disse Secretário de Meio Ambiente, que aceitou o convite de Celinho para agendar uma visita oficial à Estrada Parque, ao Perd e ao Mirante, no início de 2020.

Também participaram desta reunião o prefeito de Marliéria, Geraldo Magela Borges, o Lalado e o assessor Domingos Sávio de Castro.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Barrabas

14 de dezembro, 2019 | 13:11

“E epoca de falar nessas obra tem eleicao ano que,vem pra prefeito vamos ver muita reportagem assim ate a chegada da eleicao depois da eleicao nao veremos mais reportagem destas obras.e so bla bla bla e tchau eleitores .”

Ze de Minas

11 de dezembro, 2019 | 11:01

“Tudo blá blá blá,tudo enrolação e o povo idiota ainda elege um cara deste.”

Envie seu Comentário