Expo Usipa 2024 02 - 728x90

10 de dezembro, de 2019 | 10:17

Cultura natalina com segurança

É preciso tomar precauções na hora de colocar os enfeites para as festas

GB Imagem
As luzinhas de Natal encantam e enfeitam, mas é preciso ter cuidado na hora de fazer a instalação!As luzinhas de Natal encantam e enfeitam, mas é preciso ter cuidado na hora de fazer a instalação!
O período das festas de fim de ano é um hábito cultural encantador, época em que nossas maiores emoções sociais e familiares afloram. Mas é preciso não descuidar da segurança, na hora de enfeitar a casa para receber os familiares e amigos queridos, para aproveitar a magia que este período do ano proporciona a cada um de nós.

As luzes de Natal aumentam o consumo de energia e precisam de atenção. Fios e tomadas devem ter o selo do Inmetro. Também não se deve ligar mais de três conjuntos na mesma tomada. É possível caprichar na decoração com as luzes pisca-pisca e, ainda assim, economizar.

O segredo é optar pelas luzinhas com lâmpadas de LED. Cerca de 100 mini lâmpadas convencionais possuem em média uma potência de 35W, enquanto a mesma quantidade de lâmpadas de LED possui potência média de 5W, sete vezes menor.

Elas são um pouco mais caras, mas duram até seis vezes mais e são mais eficientes e consomem menos energia, o que impacta diretamente no bolso do consumidor. Outra dica é desligar os pisca-piscas quando não tem ninguém em casa ou quando todos estiverem dormindo.

GB Imagem
Decoração Segura
Ao decorar a casa, é preciso estar atento às questões de segurança. Em áreas externas, como fachadas de casas e apartamentos, é muito importante tomar cuidado ao subir em estruturas como escadas ou usar ferramentas com hastes metálicas durante a decoração.

Lembre-se: o contato acidental com a rede elétrica pode provocar choques que levam à morte. Uma regra simples: nunca utilizar postes ou fiações para apoiar enfeites natalinos.

Dicas:
- Não utilize benjamins (também conhecidos como Tês) nem sobrecarregue o circuito da tomada. Isso pode superaquecer os fios e até causar incêndios ou curtos-circuitos;

- Não faça emendas nos fios da iluminação de Natal;
- Evite contato das lâmpadas com objetos e enfeites que podem ser inflamáveis ou metalizados;

- Mantenha a árvore natalina distante de objetos que possam pegar fogo, como cortinas, lareiras ou outras fontes de calor;
- Não feche portas e janelas sobre a fiação.

No mais, boas festas...
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário