
09 de dezembro, de 2019 | 10:13
Coluna de Moda
Wagner Penna e todas as novidades do mundo fashion
MODA CIRCULARO circuito da moda tem se modificado em velocidade jamais vista nos últimos anos. Enquanto os mega grupos internacionais de moda obtêm lucros colossais e seus proprietários ocupam a lista dos mais ricos do mundo, o futuro do setor sinaliza mudanças radicais no processo de criação e comercialização.
A previsão é de que o conceito atual de vender moda será alterado. Assim como já acontece em outros setores, o produto fashion terá vida mais longa, com uma peça sendo reutilizada e alugada num processo circular extenso. Assim cai a produção e a fadiga de cada peça chega mais tarde.
Um reflexo disso já é sentido com a evolução dos chamados brechós. De acordo com os dados, eles já vendem no mundo mais do que o chamado fast-fashion. A ponta de lança é o brechó por e-commerce, mas as lojas físicas também crescem bastante, uma média de 300% a ano. De todo o chamado ciclo sustentável, esse é, por enquanto, o mais viável e visível.
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MODA ETERNA
Em tempos de fast-fashion (moda rápida) e com a tendência do mercado alugar roupa, ao invés de comprar, dois eventos internacionais mostram que a boa moda sobrevive e até virou investimento.
O primeiro caso é o da jaqueta criada por Yves Saint-Laurent, na década de 1960, bordada com os girassóis de Van Gogh, que foi leiloada por 382 mil euros. Ficará numa galeria na Austrália.
O segundo foi o sucesso do desfile da Chanel e a preciosa alta-costura feita pelos Métiers dArt, com peças exclusivas e criativas.
As oficinas de arte são estimuladas pelo governo francês e algumas cerca de 12 - estão sob a responsabilidade da Chanel, visando preservar a técnica de bordar, costurar a mão, trabalhar o couro e muitos outros ofícios em risco de extinção. As iniciativas preservam o saber-fazer e valorizam a cultura local. Um bom exemplo.
VAIVÉM
* O dono do grupo Louis Vuitton, o francês Bernard Arnault, comprou a joalheria americana Tiffany por 16 bi de dólares e, com isso, caminha para liderar a lista dos mais ricos do mundo da Forbes. ***
* Aliás, a monetização da moda segue firme e forte. Além da joalheria paulista Vivara lançar ações na Bolsa de Valores de São Paulo com sucesso, as vendas de ações tem agora carteiras dirigidas especialmente para as mulheres. E para o publico LGBTQ também. Uau... ***
* Novidade fashion na cena internacional. Marcas de prestígio descobrem os mercados latino-americano e africano e fazem parcerias com estilistas desses continentes. Na Latina América o foco são os colombianos. Na África, são os estilistas nigerianos. O mundo muda, e a moda também. ***
* O fim de ano está para chegar, dando uma pausa na produção de moda por aqui. Quase todas as fábricas marcam férias coletivas entre 15 de dezembro e inicio de janeiro. Mas o calendário de lançamentos internacionais vai esquentando. Varias marcas lançam suas coleções resorts ainda neste fim de ano, e outras o fazem no primeiro trimestre de 2020. ***
* A turma da moda mineira entra em recesso em meados do mês e só volta a trabalhar em janeiro. Nesse período, confecções e fábricas do setor têm um merecido descanso. Em janeiro recomeça tudo, com as feiras de sapato & bolsa em São Paulo. ***
* O estilista Eduardo Amarante é o novo contratado da grife Lança Perfume. O profissional até então trabalhava na Skazi, onde ajudou a impulsionar a marca para o patamar de sucesso atual. ***
* A boa surpresa de um trimestre com crescimento positivo reflete-se nas vendas do Natal. Entidades ligadas ao comércio esperam um aumento de até dois dígitos em alguns segmentos, como o de moda esportiva. Amém. ***
PONTO FINAL - A moda mineira está esperando novos incentivos que a façam crescer. Mas em alguns estados vizinhos o setor mostra sua importância e força. O caso mais interessante é o Espirito Santo, onde isenções e financiamentos fizeram a indústria de moda local ter um ritmo de crescimento invejável nos últimos anos. Sem comentários.
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