Expo Usipa 2024 02 - 728x90

09 de dezembro, de 2019 | 09:17

Presépio Coletivo está quase pronto

Após oficina para confecção de adereços, atração será aberta dia 17

Rodrigo Zeferino/Divulgação/ACS CCU
O artesão Leo Piló orienta adultos e crianças na criação das peçasO artesão Leo Piló orienta adultos e crianças na criação das peças
A colaboração é uma peça-chave da segunda edição do Presépio Coletivo de Ipatinga, que une arte e sustentabilidade a partir da reutilização de caixas cartonadas para produção de adereços, com participação de artistas e comunidade local.

Cerca de 200 peças foram produzidas no último Arte em Família do ano, dia 30 de novembro, no Centro Cultural Usiminas, sob orientação do artista plástico Leo Piló, que também é responsável pela concepção artística do Presépio Coletivo.

A inauguração será na próxima terça-feira (17), às 20h, no Centro Cultural Usiminas.

Para Piló, o Presépio Coletivo em Ipatinga se destaca pelo envolvimento da comunidade na confecção das peças, participação nas oficinas e mobilização para coleta de matéria-prima.

Rodrigo Zeferino/Divulgação/ACS CCU
“Os artistas participam e se dedicam com prazer, e mobilizam as comunidades e associações por meio das oficinas. Essa consciência ecológica e o compartilhamento de conhecimento torna o presépio ainda mais especial”, afirma Leo Piló.

A estudante Cecília Leite, de 11 anos, e sua mãe, Juliana Leite Soares Barbosa, vieram colaborar mais uma vez na produção de adereços para o presépio. “Ano passado pudemos ajudar a fazer um lindo presépio.

E agora aprendemos mais uma técnica, que ajuda a diminuir o lixo”, disse Cecília. “As oficinas são maravilhosas. Com o incentivo da consciência ambiental, vim participar com minha filha”, completou Juliana.

Manoel e Joice Souza sempre trazem os filhos Letícia, de sete anos, e Daniel, de cinco, para o Arte em Família. “É um momento importante para nós, porque podemos criar e fazer trabalhos juntos. E ficamos surpresos com as possibilidades da caixinha de leite”, revelou Manoel.

Rodrigo Zeferino/Divulgação/ACS CCU
Mais de 200 pessoas se envolvem na produção dos adereços do presépio. Artistas do Vale do Aço auxiliam Leo Piló na confecção das peças, roupas, adereços e cenografia.

A equipe inclui Assis de Zévila, Jaísa Rodrigues de Souza, Rita Bordone, Berenice Campelo, Fernanda La Noce, Marlene Salazar, Cássia Albuquerque, Marina Victoretti, Rosangela Ladislau, Josélia Duarte, Helena Nunes, Rosinávia Fontes Omura e Hilda Antônia Azocar.

Além de trabalharem no ateliê colaborativo, no Centro Cultural Usiminas, os artistas comandam as campanhas de mobilização para coleta de caixas cartonadas e multiplicam as técnicas de reaproveitamento das caixinhas por meio de oficinas em escolas, entidades e associações.

SERVIÇO:
Inauguração do Presépio Coletivo
Cantata de Natal com o Coral da Fundação São Francisco Xavier e Orquestra de Câmara do Vale do Aço
Terça-feira (17), 20h - Centro Cultural Usiminas
Entrada franca. Informações: (31) 3822-2215.
O Arte em Família é iniciativa da Ação Educativa, com patrocínio da Usiminas (Lei Federal de Incentivo à Cultura - Pronac 183774).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário