CADERNO IPATINGA 2024

07 de dezembro, de 2019 | 09:29

Valdir Piran dá dicas para melhorar o fluxo de caixa

Para Valdir Piran, prática ajuda a manter a saúde e a credibilidade do negócio. Para que uma empresa dê certo, a organização financeira é fundamentalPara Valdir Piran, prática ajuda a manter a saúde e a credibilidade do negócio. Para que uma empresa dê certo, a organização financeira é fundamental

Para Valdir Piran, prática ajuda a manter a saúde e a credibilidade do negócio. Para que uma empresa dê certo, a organização financeira é fundamental.

Para isso, os empresários devem ter planejamento e controle: “A prática contribui para o controle do fluxo de verba, tanto o que entra quanto o que sai”, explica Valdir Piran, dono do Grupo Piran, empresa de fomento mercantil.

Segundo ele, o fluxo de caixa também ajuda a manter a segurança dos dados, gerar relatórios e garantir a sustentabilidade da companhia. Pensando nisso, ele preparou uma lista de medidas que contribuem para a melhoria do fluxo de caixa.

Valdir Piran : Entender o conceito de fluxo de caixa



O primeiro passo, diz Valdir Piran, é entender o conceito de fluxo de caixa. “Imagine os recursos financeiros entrando e saindo do caixa da empresa ao longo de determinado período, como no mês de dezembro. Deixar isso sem registro é uma péssima ideia. O fluxo de caixa é, portanto, o registro dessas operações”, explica.

Para ele, ao ter esse controle, é possível, além de ter mais segurança, fazer análises financeiras mais precisas e até traçar metas para o futuro.

Outra dica, aponta o empresário Valdir Piran, é fazer o registro financeiro corretamente: com absolutamente tudo o que entra e sai do caixa, incluindo centavos. “Esse registro não é fácil. Pequenas distrações podem promover erros graves e resultar em problemas futuros”, avisa.

Tecnologias obsoletas, por exemplo, podem promover o mesmo efeito, então deixe de lado cadernos de anotação ou planilhas que são preenchidas manualmente: aposte em ferramentas específicas para isso.

Caso a empresa ofereça crédito comercial, alerta o empresário Valdir Piran, é preciso ter estímulos para que o cliente pague mais rápido. “Se isso for feito com acerto, a empresa terá mais capital no caixa e poderá reinvestir no seu crescimento ou gerar mais rentabilidade”, explica.

Oferecer desconto para pagamento em dia ou oferecer prêmios ?



Segundo ele, há maneiras diferentes de fazer isso: oferecer desconto para pagamento em dia ou oferecer prêmios, brindes e até aumentar o limite de crédito oferecido.

Não deixar as contas em atraso é outra importante regra para manter o fluxo de caixa. “Isso revela que a empresa não tem recursos suficientes para pagar os seus fornecedores, o que afeta a saúde e a credibilidade do negócio”, Valdir Piran. Por isso, assegura, é preciso pagar os fornecedores em dia, renegociar as contas em atraso e manter a empresa sempre no “azul”.

A antecipação de recebíveis também ajuda a melhorar o fluxo de caixa em curto prazo. Uma das principais estratégias de antecipação, inclusive, é o fomento mercantil. “Com essa opção, a empresa de fomento poderá comprar os direitos creditórios da companhia, o que dará a ela o direito ao recebimento imediato do capital que só seria recebido no futuro”, afirma Valdir Piran.
Essa alternativa, destaca, é menos burocrática e onerosa, além de mais rápida e eficiente à melhoria do fluxo de caixa.

Possuir metas claras e realistas é outra dica do empresário. “Esses objetivos devem indicar o crescimento desejado pela empresa e estimular todos os profissionais envolvidos (em especial os líderes da empresa) no seu alcance”, conclui Valdir Piran.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário