EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

07 de dezembro, de 2019 | 05:21

O Grande Vizinho corre mundo

Projeto sobre paisagem do Vale do Aço ganha novo prêmio e terá livro

Divulgação
O fotógrafo Rodrigo Zeferino em açãoO fotógrafo Rodrigo Zeferino em ação
A paisagem peculiar da cidade de Ipatinga, centro econômico-industrial do Vale do Aço mineiro, foi tema de uma abordagem visual do fotógrafo e artista visual Rodrigo Zeferino, entre 2016 e 2018.

O resultado do trabalho, que mostra uma linguagem de fotografia documental sob uma perspectiva artística, ganhou em 2017 o 1º lugar no Prêmio FCW, oferecido pela Fundação Conrado Wessel, de São Paulo.

Agora o trabalho autoral do artista ipatinguense acaba de ganhar o Prêmio Foto em Pauta, oferecido pela organização do festival homônimo, que acontece anualmente na cidade histórica mineira de Tiradentes.

Diferente do FCW, no qual três artistas selecionados ganham uma quantia em dinheiro, o Prêmio Foto em Pauta escolhe um entre dezenas de autores que pretendem publicar seu trabalho em formato de foto livro que tem todos os custos de publicação - editora, projeto gráfico, impressão em gráfica de alto padrão - bancados pelo prêmio.

Dentre as cláusulas do edital, contudo, há uma importante exigência: só são aptos a concorrer fotógrafos que ainda não tenham publicado um livro de fotografia na carreira.

Rodrigo Zeferino
Quando a siderurgia vira uma atraente mágicaQuando a siderurgia vira uma atraente mágica
“Era o meu caso, há dois anos venho tentando publicar o ensaio em livro, mas é difícil conseguir recursos para uma obra deste porte, principalmente num país que vem minando suas bases culturais e não dá importância para a arte”, afirma Zeferino em tom de desabafo.

Havia conversas com editoras interessadas em publicar O Grande Vizinho, mas as empresas especializadas em livros de fotografia dificilmente bancam os custos e o autor precisa correr atrás da grana. O valor para publicar um livro nos moldes sugeridos pelo prêmio pode ultrapassar os R$ 50 mil.

De acordo com as diretrizes do edital do Prêmio Foto em Pauta, parte da tiragem do foto livro impresso é entregue ao artista e o restante fica com a organização, que distribui e fortalece sua divulgação.

“É um fato especial para mim, que frequento o festival há 10 anos, participei de diversas exposições lá, aprendi muito e ampliei minha rede de contatos. Tenho um carinho especial pelo evento e ganhar este prêmio é uma grande realização”, conta Rodrigo Zeferino.

Rodrigo Zeferino
A cidade se mistura com a usina de açoA cidade se mistura com a usina de aço
Esta é a 5ª edição do Prêmio Foto em Pauta, criado pelo fotógrafo, jornalista e professor belo-horizontino Eugênio Sávio, também organizador do festival de fotografia de Tiradentes. Foram 73 concorrentes este ano, de 13 estados brasileiros, e pela primeira vez um mineiro foi escolhido.

A comissão julgadora do prêmio é formada por Sofia Fan (Itaú Cultural), Márcia Blanco (Ipsis Gráfica), Carlos Franco (editor da Revista Zum), Isabel Santana Terron e Tiago Santana (Editora Tempo d’Imagem), além do próprio Eugênio Sávio.

A próxima edição do Festival ocorrerá entre os dias 18 e 22 de março de 2020, quando será lançado o livro O Grande Vizinho, de Rodrigo Zeferino. O artista estará sentado em uma das mesas do festival na noite de 21 de março, um sábado, autografando sua obra.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário