Expo Usipa 2024 02 - 728x90

05 de dezembro, de 2019 | 14:05

Residencial Nova Esperança será entregue no dia 20 de dezembro

A primeira moradora sorteada foi a deficiente visual Virgínia Margarida de Oliveira, contemplada com o apartamento 101, no bloco 4

Divulgação
O sorteio que definiu o local de cada morador nas 240 unidades habitacionais foi realizado nesta quarta-feiraO sorteio que definiu o local de cada morador nas 240 unidades habitacionais foi realizado nesta quarta-feira

Um sorteio público realizado na noite de quarta-feira (4), na quadra da Escola Municipal Artur Bernardes, no bairro Canaã, definiu a posição em que irão morar, a partir do dia 20 de dezembro, os contemplados com apartamentos no Residencial Nova Esperança, em Ipatinga, edificado por meio do Programa “Minha Casa, Minha Vida”.

Com aprovação da Caixa Econômica Federal, após análise dos documentos apresentados por cada um dos cidadãos que foram contemplados em sorteio realizado em novembro do ano passado entre titulares e suplentes, já estão então definidos todos os moradores das 240 unidades habitacionais. Em quatro andares, o conjunto habitacional é constituído de 15 blocos, com 16 apartamentos em cada um deles, destaca o governo municipal.

A primeira moradora sorteada foi a deficiente visual Virgínia Margarida de Oliveira, contemplada com o apartamento 101, no bloco 4. O sorteio foi iniciado pelos apartamentos adaptados, no primeiro andar, com prioridade para pessoas com diversas limitações de ordem física e mobilidade reduzida. Outros inscritos priorizados foram os idosos, sendo-lhes disponibilizadas unidades até o 2º andar.

Transparência
Ao abrir o sorteio, o prefeito Nardyello Rocha enfatizou que “pela primeira vez o processo acontece com absoluta transparência, fiscalizado por conselheiros municipais e outros organismos comunitários, sem qualquer tipo de favorecimento, influência externa ou apadrinhamentos, graças também à eficiência e integridade das equipes técnicas mobilizadas pela Administração”.

O chefe do Executivo ressaltou ainda que aqueles que não foram contemplados com os apartamentos do Nova Esperança e já fazem parte do cadastro municipal (hoje com 7.952 nomes) estão aptos a concorrer a outras unidades previstas dentro do programa habitacional da cidade, como os 496 apartamentos já em fase avançada de construção no bairro Planalto II.

Inscrições
As inscrições para concorrer ao conjunto habitacional do Planalto II, com conclusão prevista para maio do ano que vem e entrega esperada para junho, ainda podem ser feitas. Elas se estendem até o dia 19 de janeiro de 2020. Aqueles que já se inscreveram em 2018 e já constam do cadastro deverão atualizar as informações, ressalta a administração municipal.

O Setor de Habitação de Ipatinga recebeu até o momento 2.060 novos cadastros, número adicional às 5.892 inscrições registradas até o final do ano passado. O requisito principal é que a renda familiar mensal dos interessados não ultrapasse R$ 1.800. O cadastro é feito exclusivamente pela internet, acessando o site www.ipatinga.mg.gov.br. Todas as inscrições são catalogadas num banco de dados único.

O governo municipal já tem aprovados outros 160 apartamentos para a rua Teresina, no Veneza II e, mesmo após o sorteio relativo ao Planalto II, os inscritos ainda têm chances.

Dificuldades e vitória
Entre os contemplados estava Altair de Fátima Silva, 66 anos, aposentado, que acompanhou o desenvolvimento da cidade desde os seus primeiros dias mas, até hoje, não havia conseguido ter uma casa própria. Dizendo estar inscrito há mais de quatro anos no cadastro, ele contou que participou das obras de terraplenagem que foram feitas na época da construção do estádio Ipatingão e demais equipamentos do Parque Ipanema. “Enfim, depois de décadas, vou sair do aluguel”, comemorava.

Elessandra Maria Rodrigues, de 45 anos, afetada por um problema de saúde que a levou à cegueira ainda na adolescência, foi ao sorteio guiada por uma professora, e também festejava: “Graças ao projeto educacional ComTato, já consegui estudar até o segundo grau e, agora, também poder morar num apartamento meu, é outro presente de Deus para minha vida. Estou muito grata”, resumiu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Wilquias Dias

16 de julho, 2020 | 18:53

“Sou um dos contemplado, estou muito feliz e realizado. Já são quase 7 meses morando aqui.... Tenho muitos vizinhos bacana e responsáveis, pessoas que preocupa em ajudar a zelar do bem conquistado! Peço tbm a prefeitura e a unidades móveis uma ronda diária por aqui e mais atenção ao Condomínio! Desde já meu muito obrigado a todos envolvidos e a todos moradores do Residencial!”

Envie seu Comentário