Expo Usipa 2024 02 - 728x90

30 de novembro, de 2019 | 18:00

A armadilha do nome ''Qualidade Total''

Celso Estrella *

Conheci a Qualidade Total como TQC-Total Quality Control na década de 80 quando trabalhava na Firestone e a empresa foi adquirida pela japonesa Bridgestone. Aprendi com a Rhodia e mais tarde reforçado pelo trabalho do professor Falconi a importância da “pregação” do doutor Deming (1) sobre os 14 Princípios da Qualidade que são na verdade princípios de administração geral e de posturas empresariais e, literalmente, tem muito pouco a ver com o Controle da Qualidade, aquele pessoal que usa instrumentos de medição ou outros recursos para verificar se um produto está conforme sua especificação, da mesma forma que a ISO 9001 é confundida com qualidade do produto ao invés da qualidade do sistema/ processos que cobrem todas as atividades da empresa, desde a concepção do produto até seu uso pelo consumidor passando por vendas, finanças, Rh e as demais áreas do negócio.

O Dr. Deming é considerado pelos japoneses como o pai da Qualidade Total tanto que o maior premio nacional da qualidade do Japão é denominado Premio Deming. E faço questão de informar que o japonês Dr.Kaoru Ishikawa fez contribuições muito significativas para a QT, sem mencionar outros gurus japoneses como Shigeo Shingo, Masaaki Imai, Taguchi e tantos outros.

Cada vez que a Qualidade Total é atrelada simplesmente ao Controle da Qualidade, esses gurus citados devem se “revirar na tumba” pois sua mensagem não foi captada e notem, foi a mensagem que elevou o Japão a potencia mundial saindo de um estado miserável de pós-guerra.

Às pessoas interessadas no tema apresento no final do artigo o enunciado dos 14 princípios (2) para que percebam que não é assunto apenas da Produção, ou dos engenheiros da fábrica mas sim dos empresários, gestores e colaboradores de todas as áreas e ramos da atividade humana.

Então minha amiga bibliotecária me pergunta: “Mas, a Qualidade Total então pode ser aplicada no dia a dia das pessoas, em casa, na comunidade?” E minha resposta é: sim!

Qualidade Total é Qualidade de Vida, é exercer suas atividades buscando a excelência, melhoria continua, satisfação do cliente (interno e externo). Qualidade Total é estar no controle do que você faz, reduzir as surpresas desagradáveis (que podem ser desde um desentendimento com sua esposa até uma devolução de um produto pelo cliente).

Qualidade Total é buscar o aprendizado continuo, seja numa tarefa simples ou extremamente complexa, num hospital, num banco, numa padaria, tanto quanto numa fábrica.

Minha vida mudou quando conheci a filosofia do Dr.Deming, busco a Qualidade Total o tempo todo e cada vez percebo como é grande a distancia que me separa da excelência pois quanto mais aprendo, mais meu universo se amplia (como disse Sócrates: “só sei que nada sei”). Nomes são por demais importantes no mundo de hoje, mas vou continuar com esse: Qualidade Total!

* Engenheiro Industrial especialista em Técnicas Japonesas de Gestão e diretor da CriaCorp-Desenvolvimento Empresarial www.criacorp.com.br
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tião Aranha

30 de novembro, 2019 | 18:52

“Como é que uma simples ideia pode mudar o mundo. O pior defeito do homem é ser um sujeito imediatista.”

Envie seu Comentário