01 de dezembro, de 2019 | 08:00

Contém Cultura em Pingo D´Água

Espaço cultural recém-inaugurado inclui sala de cinema com 40 lugares

Divulgação/ACS CCPD
O Contém Cultura foi implantado no Centro de Eventos de Pingo D´ÁguaO Contém Cultura foi implantado no Centro de Eventos de Pingo D´Água
O Contém Cultura inaugurou ontem uma nova unidade, em Pingo D’Água. O espaço cultural foi estruturado A partir do foram transformados numa sala climatizada para receber ações culturais. O objetivo é promover a cultura nacional nas cidades mineiras, estimulando consumo e produção cultural.

A sala de exibição dispõe de 40 lugares, rampa de acesso e área reservada para cadeirantes, favorecendo a inclusão de pessoas com deficiência, e tem um acervo de filmes/documentários nacionais, incluindo filmes traduzidos em Libras, promovendo a inclusão de pessoas com deficiência (os surdos).

O espaço também vai abrigar oficinas de artesanato, dança, saraus literários e outras atividades culturais, com uma programação gratuita semanal ao longo de dez meses. Depois disso será doada ao município, como um equipamento de cultura e educação para ser usado e gerido conforme diretrizes e demandas da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Divulgação/ACS CCPD
A sala foi equipada com um moderno sistema de projeção e sonorizaçãoA sala foi equipada com um moderno sistema de projeção e sonorização
“Quando falamos em democratização do cinema, não se trata só da formação de público, mas principalmente de acesso à cultura. O local escolhido para a instalação do Contém, no Centro de Eventos, é um espaço privilegiado e um dos principais pontos de encontro dos moradores do município, que terão um motivo a mais para se reunir e discutir o cinema enquanto arte que transforma”, diz a proponente do Contém Cultura, Luciana Profiro.

A agente cultural Vitória Carolina vai coordenar as atividades do Contém Cultura de Pingo D´Água por dez meses. “Ter uma sala de cinema é o sonho de toda cidade. O Contém Cultura é confortável e amplia a visão que temos da vida a partir da sétima arte e de outras manifestações culturais que vai abrigar”, diz Vitória.

O Contém Cultura está presente em outras três cidades, Periquito, Ipaba e Bugre, onde é usado pelas escolas e outros departamentos da rede pública de serviços, além de entidades locais. Pelas três salas já passaram mais de oito mil pessoas, levando-se em conta a média de público por unidade. O Contém Cultura é um projeto patrocinado pela Cenibra, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário