Pagamento do 13º salário contribuirá para quitação de dívidas

Termina nesta sexta-feira (29) o prazo para que as empresas paguem aos seus funcionários a primeira parcela do 13º salário. A expectativa é que sejam injetados, na economia brasileira, até dezembro, R$ 214,6 bilhões, conforme a estimativa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Aproximadamente 81 milhões de brasileiros serão beneficiados com rendimento adicional, em média, de R$ 2.451. Embora o abono represente um peso nas contas das empresas, para quem recebe e para o comércio é um recurso bem-vindo.

Têm direito a receber o 13º salário os trabalhadores do mercado formal, inclusive empregados domésticos, do serviço público, aposentados e pensionistas do INSS. O pagamento do 13º salário pode ser feito em duas parcelas, sendo que a primeira deve ser paga até o dia 30 de novembro e a segunda precisa ser quitada até 20 de dezembro.

Após receber o pagamento, restará ao trabalhador escolher qual será a finalidade desse dinheiro extra. Nas ruas de Ipatinga, a reportagem do Diário do Aço perguntou às pessoas como pretendem usar o seu 13º salário. A maioria respondeu que irá aproveitar para quitar dívidas, em vez de priorizar a compra de presentes de Natal.

Fotos: Wôlmer Ezequiel

''Já recebi a primeira parcela do 13º salário e estou pagando minhas dívidas. Tem que priorizar isso. É importante acertas as finanças primeiro. No entanto, acredito que vai sobrar um pouco desse dinheiro para comprar um presente de Natal para minha namorada''. Victor Batista, de 20 anos, operador de produção.



''Eu decidi que vou pagar minhas dívidas, em primeiro lugar. Somente depois vou comprar alguns presentes de Natal nesse fim de ano. Todo ano tenho esse costume, de separar esse dinheiro extra. Acredito que o valor será suficiente para eu fazer essas duas coisas''. Elizabeth Souza Silva, de 44 anos, doméstica.



''No momento, ainda não recebi o pagamento do meu 13º salário, mas quando eu receber, pretendo gastar com a compra de presentes nas lojas. Vou até quitar algumas dívidas, mas esse não é meu objetivo principal. Quero mesmo gastar com presentes durante esse período do ano''. Victor José de Carvalho, 20 anos, operador de armazém.



''Ainda não recebi o pagamento do 13º salário. Devo receber a primeira parcela até o dia 30 desse mês. Mas, provavelmente, vou utilizá-lo para pagar os documentos do meu veículo para deixar tudo regularizado. E todo ano tenho essa prática, de fazer isso com o 13º salário''. Lucas Pereira de Souza, de 32 anos, operador de máquina.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO