Tem início a construção de UBS no Vila Formosa

Desde 2005, as comunidades dos bairros Vila Formosa e Recanto são atendidas em uma Unidade que funciona em imóvel alugado

Divulgação


O prefeito Nardyello Rocha assinou a Ordem de Serviço simbólica para início das obras na manhã de ontem

A assinatura simbólica da Ordem de Serviço para a construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Vila Formosa, em Ipatinga, foi realizada na manhã desta quinta-feira (28). A previsão é de que a obra seja entregue em maio de 2020. Participaram da cerimônia o prefeito Nardyello Rocha, os vereadores da base aliada do governo; os secretários municipais Francisco Carrato Neto (Obras) e Érica Dias (Saúde) e moradores do bairro.

“Essa obra é fruto de um convênio firmado em gestões passadas, mas o absurdo é que desde 2014 o dinheiro está parado na conta do município, sem que conseguissem operacionalizar o serviço. Precisamos utilizar recursos do programa ‘Nova Ipatinga’ porque, o que antes estava orçado em R$ 600 mil agora é R$ 1,6 milhão”, explicou o chefe do Executivo.

Atendimento
Desde 2005, as comunidades dos bairros Vila Formosa e Recanto são atendidas em uma Unidade que funciona em imóvel alugado. Conforme o governo, a nova UBS contará com uma estrutura para atender mais de 20 mil moradores da região. Terá sala de vacina, farmácia, sala odontológica, sala ginecológica, sala de curativos, local para reuniões e salas para os agentes de saúde e de endemias. Além de melhorar a capacidade de atendimento para os usuários, a UBS vai dispor também de vestiários e copa para os servidores.

A população terá à disposição os serviços de consultas médicas em clínica geral, uma equipe completa da Estratégia Saúde da Família (ESF) e ainda programas como Saúde da Mulher e do Homem e Hiperdia.

No subsolo serão construídos um escovatório, sala de reunião, esterilização, almoxarifado, copa e também mais dois banheiros, totalizando quatro, todos adaptados a deficientes e idosos.

Outras obras
Conforme a administração de Ipatinga, além da UBS do Vila Formosa, outras duas, no Jardim Panorama e no Parque das Águas, serão erguidas, elevando para cinco as unidades construídas pelo atual governo. A UBS do Parque das Águas foi autorizada nos últimos dias. Já foram entregues uma segunda UBS no Bom Jardim e outra no bairro Nova Esperança.

As três novas UBS’s (Vila Formosa, Parque das Águas e Panorama) são parte do programa municipal ‘Nova Ipatinga’, que prevê ainda o recapeamento asfáltico numa extensão de cerca de 60 Km – abrangendo mais de 100 ruas da cidade –, a construção de 170 muros de arrimo em áreas de risco e obras de saneamento básico em vários bairros, além de uma ampla reforma do prédio da Prefeitura.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO