Procon de Ipatinga orienta consumidores sobre os cuidados na ''Black Friday''

O telefone para outras orientações é o (31)3829-6446



O Procon de Ipatinga lançou nestes dias uma campanha de orientação aos consumidores sobre as vantagens e eventuais riscos nessa semana de promoções e descontos oferecidos por lojistas de todo o país, com ênfase especial para esta sexta-feira/29, o chamado “Dia D do Black Friday”.

O órgão de defesa do consumidor do município, ligado à Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã (Sescon), alerta quanto aos cuidados que se deve ter em relação a ofertas que pareçam excessivamente atrativas, com preços muito abaixo do mercado. Nesses casos, recomenda-se que seja feita uma pesquisa em vários estabelecimentos e, também, buscar melhores informações sobre a credibilidade das lojas, estabelecimentos ou agenciadores de serviços.

O Procon funciona na rua Edgard Boy Rossi, 170, no centro da cidade, ao lado do prédio da Prefeitura de Ipatinga, e atende de meio-dia às 18h, de segunda a sexta. O telefone para outras orientações é o (31)3829-6446.

Alertas
Confira algumas dicas importantes para não cair em nenhum golpe, principalmente quando se trata de compras pela internet:

1 - CUIDADO COM E-MAILS E REDES SOCIAIS
Um dos tipos de golpe mais comuns na internet é o chamado “phishing“ – Segundo a empresa de segurança Kaspersky, ataques de phishing aumentam quatro vezes durante a Black Friday. Por isso, não clique em links recebidos via WhatsApp, mensagens SMS e redes sociais, principais canais usados para difundir promoções fraudulentas. Em vez disso, acesse o site digitando o endereço eletrônico diretamente na barra de endereços. É importante ter cuidado até mesmo com links enviados por amigos: na dúvida, confirme se a pessoa realmente mandou o conteúdo para você.

2 - FIQUEM DE OLHO EM PROMOÇÕES “IMPERDÍVEIS”
Uma passagem a Paris por R$ 2? Aquele telefone novo por R$ 50? Desconfie quando a oferta for muito abaixo do mercado – especialmente no caso de eletrônicos, que são o grande chamariz da Black Friday.
Sites fraudulentos costumam dar grande ênfase aos preços quase absurdos para atrair clicks – por isso, fique de olho em ofertas boas demais para serem verdade.

3 - EVITEM COMPRAS EM WI-FI PÚBLICO
Uma conexão de internet comprometida também pode ser porta de entrada para golpes. Ao fazer compras em wi-fi’s públicos, por exemplo, você nunca sabe ao certo quão expostos estão seus dados – inclusive, os do cartão de crédito.
Evite fazer compras quando estiver conectado à internet de locais abertos, como em um restaurante ou café, por exemplo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO