
27 de novembro, de 2019 | 16:50
Hospital Dr. José Maria Morais faz simulado de combate a incêndios
O governo destaca que o simulado não irá impactar na rotina do atendimento
Nesta quinta-feira (28), o Hospital Dr. José Maria Morais, de Coronel Fabriciano, promove o 1º Simulado de Combate a Incêndios. Conforme o governo municipal, que administra a unidade, o objetivo é treinar os funcionários e brigadistas para atuar em casos de sinistros e dar mais tranquilidade aos pacientes internados na unidade.
Desde a criação da Brigada de Incêndios, no início do mês, essa será a primeira ação efetiva de treinamento envolvendo os brigadistas e funcionários. Os integrantes da brigada já passaram pela qualificação inicial, que constou de palestras e práticas de primeiros socorros e técnicas de salvamento. Agora vamos vivenciar ações muito próximas da realidade dentro do ambiente do hospital e acreditamos que isso causará grande impacto tanto nos pacientes quanto no público que estará no hospital”, afirma Marco Antônio Nunes, Técnico em Segurança do trabalho.
O simulado será realizado no PA Pronto Atendimento com a participação dos bombeiros, que vão coordenar toda a ação. Em teoria, bombeiros e brigadistas combaterão um incêndio dentro da unidade hospitalar que teria resultado em vítimas feridas ou com sufocamento por fumaça. Serão empenhados equipamentos e aparelhos de simulação.
A diretora executiva do Hospital José Maria Morais, Kátia Barbalho, esclarece que a criação da Brigada de Incêndio tem a intenção de adequar a unidade aos parâmetros da lei e preparar os funcionários para uma eventualidade. Não queremos nem desejamos que imprevistos aconteçam. Mas se acontecer, queremos estar preparados. Já vimos em outros casos que o despreparo de uma instituição e de seus funcionários pode ser crucial no aumento do número de vítimas de um incêndio, por isso, estamos certos de que fazemos a coisa certa”, disse.
O governo destaca que o simulado não irá impactar na rotina do atendimento. Nenhum serviço será suspenso e os pacientes serão recebidos normalmente durante o simulado. Quem estiver no local, poderá inclusive acompanhar todas as ações para ter conhecimento de como se dá o trabalho de combate a incêndio dentro de uma unidade hospitalar.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]