Coronel Fabriciano oferece testes rápidos de HIV

Todo trabalho será realizado por uma equipe multiprofissional, formada por médicos, psicólogos, enfermeiros e técnicos

Divulgação


Teste gratuito é feito no Núcleo Especializado em Programas de Saúde

A Secretaria de Governança da Saúde de Coronel Fabriciano promove nesta sexta-feira (29), das 8h às 11h, ações de aconselhamento e realização de testes rápidos no Núcleo Especializado em Programas de Saúde (NEPS). Os eventos marcam o Dia Mundial de Luta contra a Aids, comemorado dia 1º de dezembro, com objetivo de conscientização sobre a doença, a importância do teste rápido e o diagnóstico precoce.

Todo trabalho será realizado por uma equipe multiprofissional, formada por médicos, psicólogos, enfermeiros e técnicos. O Secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau, ressalta que o teste rápido é a forma mais eficiente de obter o diagnóstico precoce e alcançar sucesso no tratamento. “É importante salientar que a Aids tem tratamento e quanto mais a pessoa se cuidar, mais qualidade de vida ela vai ter, recebendo da rede pública toda a atenção e a medicação devida”, disse.

O teste rápido para detectar a doença é feito de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em Fabriciano, o teste é oferecido nas unidades básicas ou no NEPS. O resultado é sigiloso e sai em no máximo em 30 minutos. Além disso, durante o mês de dezembro, todas as Unidades Básicas de Saúde estarão realizando ações voltadas para o tema, destaca a secretaria.

O NEPS
O Núcleo Especializado em Programas de Saúde é uma unidade de Atenção Especializada, constituído pelo Programa Municipal de IST, Aids, Hepatites Virais, Tuberculose e Hanseníase. O Programa contempla o Serviço de Assistência Especializada (SAE), que realiza o acompanhamento e tratamento desses agravos, e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), responsável pela testagem rápida para HIV, Sífilis, Hepatites B e C, além de ações de prevenção das IST's e promoção à saúde. A forma de acesso ao serviço é por meio de demanda espontânea e encaminhamentos provenientes da Atenção Básica. O usuário é acolhido e acompanhado por equipe multidisciplinar. Todos os serviços são gratuitos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO