Expo Usipa 2024 02 - 728x90

26 de novembro, de 2019 | 07:39

Oficina de artesanato em MDF

Contém Cultura promove evento em Bugre para o público da 3º Idade

Divulgação/ACS CCB
O grupo de arte terapia participa de oficina no Contém Cultura de BugreO grupo de arte terapia participa de oficina no Contém Cultura de Bugre
O Contém Cultura de Bugre promove nesta quinta-feira (28) mais uma oficina de artesanato para o grupo de arte terapia do município, formado por pessoas da 3ª idade que têm entre 60 e 85 anos de idade. O curso será ministrado pela artista plástica Goretti Nunes, que integra a equipe do projeto.

No início do mês, a convite do Contém, o mesmo grupo participou de uma aula sobre pintura em MDF na sala multicultural, onde aprenderam noções básicas de preparação da madeira e a técnica de carimbo para decoração de caixinhas. E nesta quinta-feira as alunas aprenderão novas técnicas, como pátina e colagem.

Zilda Mariana, uma das artesãs/alunas, disse que amou a experiência, que ganhou um brilho especial graças à companhia das amigas. “Esse foi um momento de aprendizado muito bom, com o apoio da Larissa e da Luana”, disse, numa referência às profissionais que já trabalham com o grupo no Centro de Referência da Assistência Social, o CRAS do Bugre.

Divulgação/ACS CCB
As alunas aprenderão novas técnicas artesanais, como pátina e colagemAs alunas aprenderão novas técnicas artesanais, como pátina e colagem
Outra aluna da oficina, Terezinha Maria de Souza, disse que a aula lhe proporcionou momentos alegres. “Aqui a gente pode espairecer, aprender mais um ofício e ainda desfrutar de muita diversão”.

A psicóloga Larissa de Souza avaliou a oficina como positiva, “um instrumento de estimulação cognitiva e fortalecimento de vínculos”. Para ela, o propósito da ação não é produzir uma peça perfeita, com pintura impecável, segundo padrões adotados entre alguns artesãos. O que se pretende é promover o bem-estar do grupo por meio da arte terapia.

Luana da Silva, monitora do grupo, diz que a oficina ajuda a enriquecer o projeto. “Posso perceber os bons resultados da iniciativa para o grupo. A atividade complementa o que nós já vimos fazendo no Cras”, disse.

Divulgação/ACS CCB
A proposta é promover o bem-estar do grupo por meio da arte terapiaA proposta é promover o bem-estar do grupo por meio da arte terapia
A agente cultural do Contém Cultura de Bugre, Magda Albano, disse que é sempre uma satisfação avaliar a importância que a sala multicultural assumiu no local.

“Isso diz respeito não só àquilo que o espaço provê à cidade, mas aos municípios vizinhos também. O grupo de biblioterapia reúne pessoas de outros lugares aqui e, em relação ao cinema, também já recebemos alunos de escolas de Iapu e estamos abertos para acolher novos públicos”, concluiu Magda.

O Contém Cultura tem como proponente a agente cultural Luciana Profiro, e conta com o patrocínio da Cenibra (Lei Federal de Incentivo à Cultura).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário